Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação CNI

Foto: Divulgação CNI

A confiança do empresário tocantinense atingiu 49,0 pontos em junho, 3,5 pontos a mais em relação ao mês anterior e o maior valor registrado desde o início de 2023. No entanto, segue abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que é considerado falta de confiança, embora de forma menos disseminada que nos meses anteriores. Em comparação com junho do ano passado houve queda de 10,5 pontos. 

Os dados são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e que contou com a participação de 84 indústrias, sendo 65 de pequeno porte e 19 de médio e grande porte. As entrevistas foram realizadas de 1º a 13 de junho. 

Os indicadores de Condições Atuais e de Expectativas, que compõem o Índice, também aumentaram de maio para junho deste ano. O primeiro passou de 38,6 pontos para 40,9, mas segue abaixo da linha divisória de 50 pontos. Já o segundo, que em maio ficou em 49,0 pontos, em junho alcançou 53,0, sinalizando que as expectativas são otimistas para os próximos seis meses. No resultado nacional o ICEI registrou 50,4 pontos, desempenho melhor que no Tocantins. 

“O ICEI apresentou o maior índice desde o início do ano, chegando próximo aos 50 pontos, assim espera-se uma recuperação da confiança dos empresários nos próximos meses seguindo uma tendência nacional ”, observa a técnica responsável pela pesquisa Gleicilene Bezerra da Cruz.