Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mara Santos

Foto: Mara Santos

Conforme a publicação no Diário Oficial do Município nº 2.778, a Prefeitura de Araguaína homóloga o resultado do processo seletivo para contratação de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias). Na segunda-feira, 19, a Secretaria da Saúde de Araguaína reuniu o primeiro grupo de convocados, no auditório do Centro Universitário Unitpac, para a solenidade da integração. O chamamento é feito de maneira gradativa para atender ao cronograma de trabalho de suas funções e não causar impacto aos serviços prestados à comunidade.

Presente na solenidade, o prefeito Wagner Rodrigues deu as boas-vindas aos novos profissionais e destacou a importância de que cada agente exerça no cuidado com a população.

“São profissionais que estão sempre em contato com os moradores e, por meio das visitas de casa em casa, conseguem orientar sobre saúde e prevenção de doenças. É com muita alegria que desejo a todos que atuem com amor e empatia e da mesma forma esperamos que a população de Araguaína os receba em suas casas com o mesmo sentimento”, expressou Wagner.

Um novo desafio

Aprovado em 1º lugar para ACE, Osailton Júnior Morais Costa, de 29 anos, também ficou na 7ª colocação no seletivo para ACS. Como já atuou por seis anos no combate a endemias, decidiu encarar novos desafios.

“Por querer estar mais próximo das pessoas e poder ajudar, escolhi ser agente de saúde, o que irá me proporcionar essa experiência. Mesmo que eu tenha passado em primeiro lugar numa área que já trabalhei, decidi escolher um novo caminho. Estou muito feliz”, contou Osailton.

Sobre o processo

Assim como Osailton, mais de 3.700 candidatos participaram da primeira etapa da seleção realizada no dia 25 de setembro de 2022, que contou com prova objetiva, análise de títulos e curso de formação profissional. Ao todo, foram mais de 500 classificados, entre aprovados e cadastro reserva.

Conforme o processo seletivo, para as vagas de ACS, serão chamadas 82 pessoas, sendo que 34 já estão atuando na área. No cargo de ACE, dos 94 aprovados, um primeiro grupo de 30 também estão exercendo suas funções. Para o superintendente de Vigilância em Saúde de Araguaína, Eduardo Freitas, essa é a fase mais importante do processo, momento em que os aprovados estão se adequando à rotina de trabalho.

“Os primeiros 30 classificados para atuar no combate a endemias já estão conhecendo o ambiente de trabalho e se familiarizando com os demais profissionais. Estamos na expectativa para que, daqui alguns dias, mais profissionais possam assumir suas funções e atuar em prol da população”, disse.

Carga horária e salário

Os dois cargos terão 40 horas de trabalho semanais e com salário-base de R$ 2.640,00 para atuar em todos os bairros de abrangência das UBS (unidades básicas de saúde), nas zonas urbanas e rurais de Araguaína.