Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

Durante audiência pública realizada na nessa terça-feira, 20, no plenário da Câmara Municipal de Palmas (CMP), o vereador Folha (PSDB), presidente da Casa de Leis, destacou a importância do trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a construção de políticas públicas voltadas aos palmenses. A audiência pública teve como objetivo apresentar os dados preliminares da coleta de dados feita pelos recenseadores do IBGE nos domicílios do Tocantins e, principalmente, de Palmas, para o Censo Demográfico de 2022.

De acordo com o material apresentado, a população da Capital está sendo composta em sua maioria por pessoas do sexo feminino, com idades entre 15 e 35 anos, vindas do interior do Tocantins. Para o vereador Folha, essa é uma tendência que precisa ser observada pelo poder público, visando o planejamento e a execução de ações que atendam a essa nova realidade. “Pelos dados prévios que foram apresentados aqui pelos representantes do IBGE, podemos perceber que a maioria dos novos moradores da nossa Capital estão vindo do interior do Tocantins, ou seja, são pessoas que estão saindo da zona rural em busca de um futuro melhor. Além disso, descobrimos também que grande parte dessas pessoas são mulheres, uma informação valiosa para nós que possamos destinar políticas públicas para esse público em específico”, frisou Folha.  

De acordo com o presidente da Casa, outro dado que chamou a atenção foi o envelhecimento da população tocantinense. “Os dados do IBGE apontaram que houve uma redução no número de crianças de 0 a 15 anos, enquanto que subiu o número de pessoas com mais de 60 anos. A população do Tocantins está envelhecendo, esse é um tema que precisa ser amplamente discutido. Precisamos analisar os dados atentamente para poder saber como agir no futuro, como iremos tratar das pessoas da terceira idade”, ressaltou o vereador Folha.

Na ocasião, o coordenador operacional do Censo, Roniglese Pereira Tito, apresentou os números que foram levantados pelo IBGE e mostrou que o estado do Tocantins deve aumentar a sua população em mais de 150 mil habitantes. “Vamos sair de 1,38 milhão para mais de um milhão e meio de habitantes e as cidades responsáveis por esse crescimento são Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. Serão aproximadamente 130 mil pessoas a mais que em 2010”, afirmou o coordenador.

Ainda de acordo com Roniglese, Palmas tem cerca de 10 mil pessoas que vivem na zona rural, sendo a segunda cidade do Estado com o maior número de pessoas vivendo no campo, ficando atrás apenas de Araguatins. Lembrando que todos os dados apresentados são preliminares e que o resultado final da coleta de dados do Censo Demográfico de 2022 será apresentado pelo IBGE somente no dia 28 de junho.