Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O projeto Foco no Fogo, desenvolvido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e demais parceiros, iniciou o trabalho de palestras às unidades de ensino para conscientizar os alunos sobre os riscos e prejuízos das queimadas e incêndios ilegais, além de cumprir a agenda oficial de visitas aos municípios. Desde o início das ações em 23 de maio, o projeto já visitou 24 cidades, incluindo as escolas da rede municipal e estadual. 

O Colégio Estadual Batista de Tocantínia foi palco de uma destas visitas. Além de promover a educação ambiental, por meio de orientação e sensibilização, a equipe propôs alternativas de práticas sustentáveis, como o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e informou sobre como proceder nos casos de incêndios.

A professora de Biologia do colégio, Luana Melo, esteve presente durante a palestra, acompanhando os alunos, e comentou a importância de trazer assuntos da comunidade para dentro da escola. “É uma forma de educá-los sobre a preservação e cuidado com os recursos naturais, estendendo as informações a toda a comunidade. Nós trabalhamos a educação ambiental durante o ano, porém essa palestra, em parceria com diversas instituições, é bastante significativa, pois engaja toda a comunidade”, expôs a professora.

Os alunos receberam com muita atenção as informações levadas pelo Comitê do Fogo. O material interativo, com fotos e vídeos, além de cartilhas educativas que demonstraram a importância da ação efetiva da comunidade no combate aos incêndios. O aluno do Colégio Estadual Batista, João Pedro Ferreira, pontuou sobre os materiais expostos na palestra. “Eles trouxeram vídeos demonstrativos que nos alertaram sobre os perigos causados pelo fogo. Dessa forma, a gente entendeu quais são os malefícios para nossa fauna e flora por conta das queimadas”, contou João.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que o tempo seco e as chuvas escassas ameaçam as áreas de preservação ambiental, que são atingidas com queimadas intensas que prejudicam a fauna, a flora, e também a saúde da população devido à piora da qualidade do ar. “As escolas são um dos locais mais importantes para despertarmos a conscientização sobre este tema, por isso, o Projeto tem atuado levando palestras constantes, como a realizada na última semana, no município de Tocantínia”, acrescentou.

Foco no Fogo em Ananás

O Projeto Foco no Fogo esteve presente no I Fórum Municipal e Universitário de Prevenção, Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Reflorestamento, que aconteceu nos dias 22 e 23 de junho. Na oportunidade, a Gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho, representou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacando as ações do projeto, que vem percorrendo diversas regiões do estado.

Foco no Fogo

As equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e instituições que compõem o Comitê do Fogo seguem com as visitas e ações preventivas do projeto Foco no Fogo nesta semana. As cidades da rota são: Chapada de Areia, Novo Acordo, Silvanópolis, onde ocorrerá também palestra nas escolas. Durante a semana, as equipes seguem ainda para Crixás e finalizam a semana em Palmas na Blitz educativa com a Polícia Rodoviária Federal.

Projeto

O Foco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas ilegais, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. Essa ação é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de instituições membros do Comitê do Fogo.

A equipe de trabalho conta com a conjunção de esforços do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), da Defesa Civil do Tocantins, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Prevfogo), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), do Exército Brasileiro e da Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.