Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) intensificou os investimentos para reestruturar a segurança cibernética da Justiça Eleitoral do Estado e a modernização do sistema de informação e comunicação das Zonas Eleitorais. Foram investidos R$ 2,92 milhões na aquisição de licenças, que ajudaram a elevar o nível de segurança e maturidade cibernética do ambiente de Tecnologia da Informação.

No decorrer de 2021 a 2023 a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) ofereceu novas funcionalidades no sistema de forma integrada para eleições, além do investimento massivo em segurança cibernética e modernização da infraestrutura de rede de dados do TRE-TO.

"Com intuito de prover transformação digital e inovações tecnológicas, várias ações foram desenvolvidas em prol da modernização da infraestrutura de rede do tribunal, tanto para rede LAN, WLAN como na rede de comunicação de dados", afirmou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Segurança cibernética

Para o secretário de Tecnologia e Informação, Valdenir Borges Júnior, investir em segurança cibernética é essencial para qualquer organização ou indivíduo que valoriza a segurança de seus ativos digitais. “Com a crescente dependência da tecnologia e da Internet, o risco de ataques cibernéticos e violações de dados tornou-se ainda maior. Um ataque cibernético pode ter consequências devastadoras, tanto financeiras quanto à reputação da organização”, explicou Júnior.

Ainda segundo as informações do secretário, um ataque pode resultar em perda de dados confidenciais, danos à infraestrutura crítica e interrupção das operações. O custo de recuperação de tal ataque pode ser significativo e potencialmente inviabilizar o funcionamento de uma organização.

Informação e comunicação das Zonas Eleitorais

Ainda em prol da modernização da infraestrutura de rede do Tribunal, várias ações foram desenvolvidas. O trabalho abrangeu a rede LAN, Wifi, como também na rede de comunicação de dados.

As melhorias resultaram na qualidade das conexões e nas condições de trabalho para os usuários, bem como para as atividades técnicas e de suporte que exigem mais recursos da rede.

Entre as principais ações, estão a aquisição e instalação de novos equipamentos de rede LAN e Wifi para a sede do Tribunal, Unidades da Capital e zonas eleitorais, em substituição aos equipamentos que estavam há mais de 10 anos em operação contínua. Assim como a contratação de novos links de comunicação de dados para sede do Tribunal, Unidades da Capital e zonas eleitorais.