Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Naturatins

Foto: Divulgação/Naturatins

As rotineiras ações de fiscalização estão sendo intensificadas neste período em que iniciam as temporadas de férias. Um desses patrulhamentos ocorreu na área de abrangência do Parque Estadual Cantão (PEC), localizado na região nordeste do Tocantins. Com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), a equipe do PEC apreendeu 20 quilos de pescado e abordou embarcações e condutores para orientar sobre a legislação ambiental.

Realizada no período de 22 a 26 de junho, a fiscalização efetuou patrulhamento terrestre nos pontos pesqueiros do Projeto de Assentamento Manchete, no município de Marianópolis. No local, foi encontrado um acampamento, onde houve a apreensão de uma caixa de isopor com 20 quilos de pescados de diversas espécies. Ao responsável, os fiscais lavraram um auto de infração no valor de R$ 1.100,00 e um termo de apreensão dos pescados. Os pescadores foram orientados quanto aos termos da legislação ambiental e a deixarem o local. Os pescados foram doados às famílias em situação de risco.

No decorrer da ação fiscalizatória, a equipe do Parque Estadual Cantão realizou patrulhamento ambiental aquático pelos cursos hídricos: Rios do Coco e Araguaia, Furo da Barreirinha. Furo do Cicica, Lagos do Pequizeiro, Seco do Caboclo, Casé, Paredão e Grande. Nestes locais, as embarcações foram abordadas e solicitada a apresentação da carteira para prática da pesca amadora. Os pescadores também foram orientados quanto às portarias Naturatins números 53 e 54/2022.

Na rota Cicica, três embarcações foram abordadas e os condutores foram orientados a deixar o local, pois é uma área restrita de Proteção Integral. Aos fiscais, eles informaram desconhecer o local como área restrita.