Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Larissa Cerqueira

Foto: Larissa Cerqueira

A colaboração mútua em atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações de manejo, soltura e monitoramento da fauna silvestre, dentre outras, vinculadas ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), unidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foi objeto na manhã desta quarta-feira, 28, de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Naturatins e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). 

Assinaram o documento, o vice-presidente do Naturatins, José Anibal Rodrigues Alves Lamattina, e o reitor do Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller. Também presentes na assinatura do acordo, estavam o diretor da Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Carlos, e o gerente de Pesquisa e Informação da Biodiversidade (GPIB), William Aires Gomes da Silva. 

Em suas considerações, o vice-presidente do Naturatins, José Aníbal Lamattina, observou que a celebração da parceria com o Ceulp/Ulbra traz ganhos mútuos. “Da nossa parte, teremos condições de atender ainda melhor os animais acolhidos no Cefau, e, em contrapartida, colocaremos nossa expertise à disposição do ensino e pesquisa do Ceulp/Ulbra. 

O reitor do Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller, ressaltou que a assinatura do Acordo é uma oportunidade de aproximar de um órgão sério e que presta um serviço relevante ao meio ambiente. Segundo ele, é gratificante colocar à disposição do Naturatins Hospital Veterinário, que é o maior do Tocantins. “Para nós é satisfatório saber que podemos ajudar na reabilitação dos animais acolhidos no Cefau e poder diversificar os atendimentos em nossa unidade, além de contribuir na formação dos nossos alunos do curso de Medicina”. 

No Acordo de Cooperação Técnica (ACT) fica estabelecido obrigações mútuas. Ao Naturatins, caberá a oferta de estrutura e logística para as atividades previstas; disponibilização de equipes da GPIB e do Cefau para treinamentos e palestras; oferta de suporte técnico em orientação e supervisão de trabalhos e estágios acadêmicos; e exigir dos estagiários que eles estejam cadastrados no Setor de Recursos Humanos do Naturatins, conforme estabelecido na Instrução Normativa do Instituto n° 004/16.

Ao Ceulp/Ulbra, por sua vez, o ACT estabelece o auxílio na assistência médica/clínica aos animais acolhidos no Cefau; colaboração no treinamento técnico e na elaboração dos protocolos de atendimento clínico/sanitário; colaboração em projetos estruturais e de bem estar animal nos ambientes físicos do Cefau; colaboração na difusão e comunicação em prol da proteção da fauna silvestre e disponibilização da estrutura da Clínica Veterinário para atendimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos.