Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: João Batista Pinto

Foto: João Batista Pinto

Em mais uma ação de prevenção e combate aos incêndios florestais, a equipe de brigadista do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou o período de queima prescrita no Parque Estadual do Cantão (PEC). A ação prossegue até quinta-feira, 29, e integra as estratégias do Manejo Integrado do Fogo (MIF). As queimas estão sendo executadas na área de abrangência da sede administrativa do Parque, no município de Caseara.   

De acordo com um dos coordenadores da brigada do PEC, João Batista Pinto, as queimas prescritas começaram na sexta-feira, 23, depois de finalizadas as construções dos aceiros. Ele destacou a importância dessa ação ocorrer no bioma Cerrado. “O fogo de baixa intensidade reduz a biomassa de capim, combustível para a propagação das chamas, e cria mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Desta forma evita-se a ocorrência de incêndios florestais de grandes proporções”, explicou.  

As queimas prescritas consistem na utilização do fogo de maneira ordenada e planejada, com o objetivo de prevenir os incêndios florestais na época mais seca do ano. De acordo com o supervisor do Parque, Adailton Fernandes, um dos cuidados consiste na construção de aceiros no período que antecede a queima. “Primeiramente, fazemos os aceiros, que é a abertura de estradas com tratores, no interior e no entorno do PEC, para evitar que o fogo passe de um lado para outro”, explicou ao destacar que esses trabalhos foram iniciados há 10 dias.  

O supervisor reforçou que a realização dos aceiros é fundamental, especialmente, porque o PEC encontra-se localizado em uma região de transição entre o bioma Cerrado e a Floresta Amazônica. “Neste ano fizemos um trabalho em conjunto com fazendeiros para a construção dos aceiros na TO-080 e também nas fazendas do entorno do Parque. O objetivo é fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais a partir do mês de agosto, nessa região do estado”, informou.

O que é o MIF

O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma abordagem que trata das questões relacionadas ao fogo prejudicial e ao fogo benéfico dentro do contexto do ambiente natural e dos sistemas socioeconômicos nos quais eles ocorrem. O MIF oferece uma estrutura que permite considerar a ecologia, múltiplos objetivos de manejo da terra e abordagens tecnológicas para manejar o fogo visando equilibrar os riscos de incêndios prejudiciais com os benefícios ecológicos e econômicos que o fogo fornece num determinado contexto.