Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Julho é um mês muito esperado pela população de Araguaína e região que aproveita as férias escolares e os fins de semana para aproveitar as praias de água doce dos rios Araguaia e Tocantins. Em Araguaína, a temporada no povoado Garimpinho será aberta neste final de semana com programação esportiva e cultural. Por isso, a Secretaria da Saúde alerta os banhistas para os cuidados que devem tomar para evitar acidentes com as arraias.

“São animais venenosos e de hábitos noturnos, mas ficam na beira do rio para procurar alimento e se proteger dos grandes predadores. Elas possuem um espinho serrilhado e, quando se sentem ameaçadas, ou são pisadas, lançam sua calda na pele”, informa a médica veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína), Luciana Coelho Gomes.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, os números de acidentes com arraias dobram nos meses de junho e julho e começam a cair em setembro, no Tocantins. Em 2022, em junho, foram registrados 51 acidentes, em julho, 127, em agosto, 101 e em setembro os números caíram para 60.

A ferroada de arraia provoca uma dor intensa, entre outros danos na pele. “Feridas pequenas ou até mesmo profundas e de difícil cicatrização, inoculação do veneno com a presença de muita dor, sangramento no local, pus e, em alguns casos, infecção e necrose dos tecidos”, explicou Luciana.

Como evitar?

Para evitar que o passeio nas praias não termine por causa de acidentes com as arraias, além da atenção redobrada existem orientações que podem ajudar os banhistas antes de entrarem na água. A dica é observar se o local tem uma marca arredondada, tatear o caminho com um pedaço de madeira ou entrar arrastando os pés, e, principalmente, não deixar restos de comida próximo à beira do rio”, esclarece a médica veterinária.

Em caso de acidente

O banhista ferido deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. No Garimpinho, a Prefeitura terá uma estrutura de atendimento em saúde montada na entrada do povoado, próximo à Pousada do Rio. A equipe é formada por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, e trabalhará no local aos finais de semana no período de praia. Luciana também alerta que receitas caseiras são ineficazes para o tratamento. “Para amenizar a dor, orientamos que seja feita uma compressa com água quente, nada de colocar urina no local ou outras receitas que podem provocar infecção bacteriana”, finaliza Luciana.