Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” começa nesse domingo, 2, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, com 56 delegados tocantinenses que chegaram à Brasília para participarem do momento de debate sobre a saúde pública do país.

“Este é um grande evento, uma oportunidade para discussão de propostas que serão inseridas no planejamento nacional e elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027, ou seja, um momento ímpar para o SUS”, relata o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva de Santana.

O secretário complementa que “esse é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que mais de seis mil pessoas participem, então, é um evento macro que esperamos ser significativo para os usuários do SUS”.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Mário Benício dos Santos, explica que os 56 representantes do Tocantins foram eleitos na 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2023, em Palmas. “Nós apresentaremos nesta conferência nacional as propostas e diretrizes votadas na conferência estadual. Esta é uma oportunidade para o debate conjunto de ações para promoção do SUS e melhor atendimento da nossa população”.

Conferência Nacional

A 17ª Conferência Nacional de Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e é realizada a cada quatro anos, sempre em Brasília. Neste ano o evento será feito no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a cerimônia de abertura será nesse domingo, 2, às 19h.

As deliberações discutidas na Conferência Nacional de Saúde são resultados dos debates ocorridos nos estados, através das Conferências Estaduais, que, por sua vez, resultam das propostas decorrentes das Conferências Municipais.