Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

O distrito Taquaruçu ganhará um colorido especial no próximo final de semana, pois vem aí mais uma edição da Feira Jardim Encantado, na Praça Joaquim Maracaípe, de 7 a 9 de julho. A programação contará com exposições, oficinas, venda de produtos voltados para o mercado de jardinagem e apresentações musicais. 

O evento tem o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), é gratuito e aberto ao público em geral. A abertura oficial acontece dia 7 às 18 horas.

A 6ª Feira Jardim Encantado terá 30 expositores com plantas, insumos e artesanatos, e contará com distribuição de materiais e orientação para a prevenção e controle de queimadas. Segundo a organizadora, Lucyene Nascimento da Silva, este é um evento para quem busca o consumo consciente e plantas de qualidade. “São aqueles que não apenas querem decorar e renovar o seu jardim, mas fomentar e fortalecer a economia de Taquaruçu, promovendo a economia criativa e difundindo a sustentabilidade no distrito”, ressaltou a organizadora.

Lucyene também ressalta que este ano, o evento vem com a temática ‘Cerrado Verde’, voltado para a sensibilização sobre a forma correta para cuidar do meio ambiente e diminuição dos incêndios. “As queimadas são um dos grandes problemas que afetam o distrito, além dos danos ao meio ambiente, dizima a fauna e a flora típica do local, por isso nós vamos buscar levar essa conscientização aos moradores”, disse.

O presidente da Agtur, Giovanni Assis, destaca que a Prefeitura apóia a realização do evento, que este ano integra a programação do Palmas Férias, por ser de grande relevância turística para a cidade. “Mais uma vez entendemos a importância de apoiar e fomentar eventos organizados pela própria comunidade e sociedade civil organizada, principalmente no distrito de Taquaruçu, este importante destino que fomenta e movimenta o turismo da Capital”, ressaltou o gestor.

Programação

Sexta-Feira, 7

18 horas - Abertura oficial

19 horas - Apresentações gospel ( Igreja Batista; Roberta França; Igreja Getsêmani; Projeto Star Vidas e Coral Frente Jovem Tocantins)

22 horas - Encerramento da feira

Sábado, 8

9 horas - Início da feira e ação de aferição de pressão, medição de glicose e brindes

10 horas – Oficina: O segredo da polinização – Maximiano Bezerra

14 horas - Ação com a Escola Municipal Crispim Pereira Alencar - Projeto desembale menos, descasque mais: iogurte com a biomassa da banana

17 horas - Desfile infantil com tema ‘As quatro estações’

18h30 - Show musical com o cantor Marcos Rua

20h - Show musical com a dupla Riquelme e Tony percussa

22h - Encerramento da feira

Domingo, 9

9 horas - Início da feira

9 às 18 horas - Exposição na Galeria de Arte Casa Azul - Bichos do Cerrado:  Preservação do cerrado por meio da arte

Palestra sobre paisagismo e oficina de compostagem com a Fundação de Meio Ambiente (FMA)

13 horas - Ação com a ONG  Bem Natural

18 horas - Show musical com cantor Edi Ribeiro

20 horas - Show musical com cantor Marcelo Linares

22 horas - Encerramento da feira

20 horas - Show musical com a dupla Riquelme e Tony Percussa

Atividades todos os dias do evento ( Prevfogo/Ibama)

Distribuição de materiais de divulgação e diálogo com visitantes (público adulto)

Distribuição de materiais lúdicos e diálogo com visitantes (público infanto-juvenil)

Exposição de equipamento. (Secom Palmas)