Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

No âmbito do programa Vozes Pela Ação Climática Justa (VAC), o Movimento Plantaformas está engajado em um projeto que visa enfrentar a crise climática e promover a autonomia tecnológica nos territórios amazônicos. Através de assembleias participativas em suas Plataformas, a iniciativa convoca a população a apoiar suas propostas de políticas públicas, que estão sendo submetidas ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Para que essas propostas sejam apresentadas no 3° Fórum Interconselhos, em agosto deste ano, é crucial obter o máximo de votos.

A votação estará aberta até o dia 10 de julho e ocorrerá por meio da plataforma Brasil Participativo. As propostas concentram-se na pesquisa, desenvolvimento, tecnologia, sustentabilidade, ancestralidade e questões climáticas na Amazônia.

As propostas são intituladas “Enfrentamento das Emergências Climáticas” e “Plano Confluência Tecnológica Amazônica”.

Entre as medidas sugeridas pelo Movimento Plantaformas para enfrentar a crise climática, destaca-se a criação de um fundo destinado ao financiamento de ações de prevenção de impactos nas áreas mais marginalizadas da região amazônica. No âmbito tecnológico, a coalizão propõe um “Plano de Confluência Tecnológica Amazônica”, no qual a inclusão digital esteja associada ao acesso à internet, à educação tecnológica crítica e à previsão de meios de reciclagem de equipamentos eletrônicos produzidos e comercializados na região.

As propostas foram elaboradas durante reuniões e debates abertos, colaborativos e democráticos realizados entre os dias 2 e 14 de junho. Agora, estão disponíveis para votação popular no PPA Participativo até o dia 10 de julho.

O Movimento Plantaformas convida a todos para se unirem à mobilização e votarem em prol da construção de uma Amazônia que respeite seus ecossistemas e a diversidade dos povos que habitam esse bioma tão importante para o mundo.

“Nós, do Movimento Plantaformas, acreditamos que é fundamental a participação de todos para transformar a Amazônia de acordo com nossas necessidades e em harmonia com o meio ambiente”, ressalta a ativista Núbia Dourado, uma das bolsistas envolvidas no movimento.

Propostas

Proposta “Plano Confluência tecnológica Amazônica”

Plano Confluência Tecnológica Amazônica, que garanta internet aos povos da região e promova uma economia da fronteira do conhecimento técnico científico e ancestral com respeito à integridade ambiental dos territórios. Com ações orientadas para uma política de desalienação técnica, educação tecnológica critica, criação de infraestruturas de dados nas comunidades que contribuam para melhoria de vida das pessoas.

Proposta “Enfrentamento das Emergências Climáticas”

Defendemos a implementação de medidas efetivas, que envolvam o financiamento direcionado para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de forma participativa, assim como, o fortalecimento de modelo educacional que considere a diversidade amazônica, a partir do diálogo com a população, garantindo sua participação nas decisões relacionadas à gestão da Amazônia, reconhecendo e respeitando seus conhecimentos tradicionais.