Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta temporada de férias, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou no Parque Estadual do Cantão (PEC) a substituição de placas de sinalização com orientações aos visitantes sobre regras de condutas e suas áreas de abrangência. A ação foi viabilizada com recursos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), executor financeiro do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Localizado na região nordeste do Tocantins, o PEC é uma Unidade de Conservação (UC) com mais de 90 mil hectares de extensão. Sua ampla área de abrangência requer, segundo o supervisor do Parque, Adailton Fernandes, uma atenção especial quanto à sinalização. “Por ser uma região muito grande, essa sinalização possibilita aos visitantes a identificarem com maior facilidade as áreas que abrangem o Parque, evitando assim, possíveis ações de degradação ambiental em seu interior”, explicou.

Adailton Fernandes informa que a administração do Parque já contava com oito placas de reservas e que elas foram instaladas em substituição às que estavam danificadas. A ação, segundo ele, foi realizada em locais estratégicos como lagos, rios do Coco e Araguaia, além das áreas limites da UC. As placas informam sobre regras de condutas no interior do Parque, como proibições de pesca, caça, coleta de ovos, plantas, e também alertam sobre as práticas de queimadas e desmatamentos.

O administrador do PEC, Agostinho Luz Filho, reforçou que todos os pontos estratégicos do Parque são sinalizados e recebem manutenção regular. “O objetivo é coibir possíveis infrações. Assim, sempre realizamos a reposição das placas que com o tempo ficam desgastadas”, informou.

Conforme Valmir Assunção da Silva, um dos guardas-parques do PEC, a sinalização com as placas busca reduzir a entrada desordenada de caçadores e pescadores no interior do Parque, evitando assim, possíveis impactos ambientais. 

Emival Pinto Rocha, outro guarda-parque do PEC, destacou que, além de orientar os visitantes sobre suas condutas no interior do Parque, as placas despertam a consciência ambiental e reforçam o compromisso do Naturatins com a conservação e preservação do meio ambiente.