Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Não é novidade para ninguém que a tecnologia conquistou um espaço importante em diferentes setores tradicionais da economia brasileira e, claramente, a construção civil não ficou de fora. Capaz de aumentar a produtividade e garantir mais competitividade no segmento, a inovação tecnológica soluciona desafios frequentes, minimizando assim os possíveis contratempos que podem surgir, como atrasos, mão de obra com baixa qualificação, falta de planejamento e segurança, além das dificuldades de se manter uma comunicação fluída entre prestador de serviço e contratante.

Porém, engana-se quem acredita que as tecnologias na construção civil são apenas critérios de destaque no mercado. Afinal, quem não as utiliza, logo perde espaço e velocidade, não alcançando assim os resultados esperados.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela McKinsey Brasil, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, a adoção de novas tecnologias amplia em até 50% a produtividade da construção civil. Indicando assim, que a tecnologia é o futuro do setor!

Mas afinal, quais inovações tecnológicas estão auxiliando no crescimento da construção civil? O Building Information Modeling (BIM) - sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção - está no TOP 1, ao passo que possibilita uma visão geral da obra, integrando assim todas as áreas, equipes e etapas de um projeto em um único processo. Por meio dele, empresas do setor gerenciam o processo de execução, desde o planejamento até a finalização, incluindo importantes informações do pós-obra, antecipando e corrigindo falhas.

Entre outros benefícios do BIM estão: tomada de decisões mais assertivas, transparência na gestão, coleta e análise de dados, gerenciamento multidisciplinar, além do acompanhamento e controle do cronograma da obra, uma vez que ele indica as datas de início e fim das atividades, fator determinante para o setor.  

Não podemos deixar de citar, também, a impressão 3D. Utilizada na construção de maquetes, esta inovação auxilia arquitetos e engenheiros a visualizarem os ambientes e a estrutura dos edifícios de forma mais ampla e assertiva. Ademais, elas viabilizam a construção de peças personalizadas, reduzindo o desperdício de materiais no canteiro de obras e, consequentemente, minimizando o tempo de execução. 

Um prédio construído em Dubai, em fevereiro de 2022, economizou mais de US$ 400 mil  em mão de obra, por meio da impressora 3D. Com dois andares, a edificação é a maior realizada a partir da tecnologia, contando apenas com três colaboradores. Resumidamente, tanto as paredes como o teto, foram impressos por intermédio da prototipagem rápida e, em seguida, movidos por um guindaste para erguer o edifício, que possui 640 m² de área e 9,5 metros de altura.

E, claro, não podemos esquecer dos famosos drones, que conquistaram destaque no setor, a partir do monitoramento do processo de construção. Os drones trazem mais facilidade e eficiência nas inspeções do projeto, cooperação na correção de erros e mais segurança para os profissionais, uma vez que não é mais necessário que o funcionário suba em grandes plataformas para acompanhar de cima o andamento de um projeto, por exemplo. Há quem use, inclusive, os drones como recurso de venda, afinal ele registra imagens aéreas e panorâmicas encantadoras.

Digital Twins, bioconcreto, inteligência artificial, realidade aumentada, enfim, inovação é o que não falta na construção civil. Capazes de agregar mais valor ao setor, as novas tecnologias já otimizam praticamente 100% das etapas construtivas. Não é à toa que 72% das empresas do segmento apostam na era digital, a fim de promover mudanças significativas nos processos, modelos de negócios e ecossistemas da construção civil, segundo uma pesquisa da consultoria IDC.

É impossível fugir da evolução e utilização das tecnologias na construção civil. Nesse sentido, devemos nos adaptar à nova realidade, o mais breve possível. Desenvolvidas para automatizar, sobretudo, os processos repetitivos e manuais, cabe tanto ao mercado quanto aos profissionais se especializarem, uma vez que a mão de obra qualificada sempre exigida no setor, precisa acompanhar o ritmo da tecnologia para que assim não haja um descompasso entre os dois. Nosso desejo como lideranças do setor é, acima de tudo, estimular e proporcionar cada vez mais inovações na construção civil, um dos principais segmentos da economia.

*Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil com estruturas em madeira. Empreendedor do Mercado Imobiliário e Financeiro há 10 anos com foco no mercado residencial de alto padrão, tem experiência de mais de 11 anos na área de Investment Banking.