Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Com representantes do poder público, sociedade civil organizada e cerca de 24 entidades, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu nessa quinta-feira, 6, com membros do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão para apresentar a proposta de revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC). O encontro ocorreu na Câmara Municipal do município de Marianópolis.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, abriu a reunião e ressaltou a importância do Conselho Deliberativo na construção das ações a serem desenvolvidas. “Estamos em um momento muito importante, em que todas as ações serão definidas democraticamente. Hoje, daremos o primeiro passo para a elaboração de um trabalho que deverá estar alinhado com a legislação ambiental. Nosso propósito é atender, com segurança, as demandas de todos os envolvidos. Além disso, fortalecer o agronegócio e o desenvolvimento do Estado, com base nos critérios de conservação e preservação ambiental”, frisou.  

Presente também na reunião, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, conduziu os trabalhos. Em sua explanação, ele destacou a necessidade de revisão do atual plano de manejo, que foi entregue ao Naturatins em 2018. “Estávamos trabalhando com um plano de manejo que tem cinco anos de atraso, cujo seu zoneamento não reflete a realidade. Desta forma, nossa intenção é apresentar ao Conselho a metodologia de trabalho que iremos utilizar para sua renovação, a partir do produto que já temos em mãos”, explicou.

Ao falar sobre as estratégias para a renovação do plano de manejo, o diretor ressaltou que um dos aspectos a serem trabalhados é a definição de um zoneamento que estabeleça as áreas destinadas para a produção e as que devem ser protegidas.

Na sequência, o diretor de Biodiversidade propôs a criação de um grupo composto por integrantes do conselho. “Neste grupo, iremos discutir e levar para o conselho, o melhor caminho e todos os procedimentos necessários para encaixarmos esse plano de manejo na situação atual”, destacou.

Ainda de acordo com o diretor, o grupo definido é composto por 12 integrantes do conselho, distribuídos por áreas de atuação. Na área de produtores estão a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO), Associação de Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Frísia Cooperativa Industrial e Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet).

O setor da conservação, por sua vez, foi composto pelo Naturatins, Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Caseara e pela Organização Não Governamental (ONG) Associação Onça D’água. Além destes, estão também as prefeituras de Monte Santo do Tocantins, Araguacema e Marianópolis.   

Sobre o Plano de Manejo     

Plano de Manejo é um documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece os programas de manejo, o zoneamento e as normas de uso.

Seu objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico agrícola com a sustentabilidade, sendo um aliado na obtenção dos benefícios socioeconômicos, considerando as características ambientais e as normas de preservação.