Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, juntamente com representantes da classe empresarial, participou nessa quinta-feira, 6, de uma reunião com o diretor superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Xisto, e técnicos da concessionária, em Anápolis-GO. O objetivo do encontro foi apresentar os pedidos de adequação ao projeto de duplicação da BR-153 no perímetro urbano de Gurupi.

Acompanharam a prefeita na agenda o secretário chefe de gabinete, José Carlos Bessa, o presidente da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF), Sargento Jenilson, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig). A comissão foi formada após o evento de apresentação do projeto de duplicação da BR-153 em Gurupi no dia 16 de junho.

Entre as solicitações apresentadas pela Prefeitura e os empresários na reunião estão o alargamento e o funcionamento em duplo sentido das vias marginais da rodovia; validação de mais dois viadutos com passarela para pedestres e cadeirantes, sendo um na Avenida Goiás com a Avenida Emerson Fonseca e outro na Rua 04; Duas passarelas para pedestres sendo uma para facilitar o acesso aos pedestres da região da Rua 07 e outro nas proximidades da Rua 20.

Também foram apresentadas adequações de retornos e a construção de novas marginais no sentido Sul até às proximidades da Central de Abastecimento de Gurupi (Ceasa) e no sentido Norte até o Posto Décio. A antecipação da duplicação do trecho da BR-153 no Tocantins no projeto da Ecovias também está entre os pedidos. A gestão e os empresários defendem que as adequações sugeridas viabilizarão o acesso e a expansão da cidade com o incremento das alças viárias Perimetral Sul e Perimetral Norte, que interligarão as BRs-153 e 242.

A reunião foi considerada produtiva pela prefeita Josi Nunes, que ressaltou a receptividade dos técnicos da concessionária em relação às solicitações apresentadas. Ela destacou a importância da parceria e do trabalho conjunto entre a Prefeitura, os empresários locais, a Câmara Municipal e a classe política, que estão empenhados em garantir que o projeto contemple as particularidades de Gurupi, buscando soluções que beneficiem tanto os moradores quanto os empreendimentos locais.

“Formamos uma comissão com representantes da Acig e da CDL, viemos reunir com os técnicos da Ecovias e temos boas novas para Gurupi. Apresentamos algumas demandas para conseguirmos um projeto de duplicação mais adequado e benéfico para a cidade, que serão analisadas pela concessionária. Com a parceria e a busca por um diálogo efetivo entre os diversos setores envolvidos, esperamos que Gurupi avance em seu desenvolvimento e conte com uma infraestrutura viária moderna e segura para impulsionar o crescimento econômico e o bem-estar da população”, afirmou a prefeita.

O projeto apresentado pelo diretor da Ecovias do Araguaia, Carlos Xisto, no evento em Gurupi no dia 16 de junho, para a duplicação do perímetro urbano de Gurupi, contempla 11,25 km de extensão, incluindo a implantação de três retornos, passagens inferiores, uma passarela para travessia de pedestres e dois viadutos próximos às entradas Norte e Sul da cidade. Na ocasião, Xisto afirmou que serão investidos mais de R$ 100 milhões na obra, com previsão de iniciar ainda em 2023.