Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

Para promover a destinação adequada dos resíduos gerados nesta temporada de férias, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, visitou em Araguacema os estabelecimentos comerciais da Praia da Gaivota para implantação dos projetos “De Olho no Óleo” e “Lacre do Bem”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, e conta com a parceria do Naturatins. 

De acordo com a servidora e pedagoga do Naturatins, Hélia Regina Araújo da Silva, o “Projeto de Olho no Óleo” busca envolver os proprietários dos estabelecimentos comerciais em uma ação de coleta de óleo de cozinha. O material, segundo ela, será reaproveitado em oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, no município de Araguacema.   

O “Projeto Lacre do Bem”, por sua vez, visa credenciar os estabelecimentos comerciais em uma ação de coleta de lacres de latas. Hélia Regina explicou que o material coletado será destinado ao Hospital do Amor, na cidade de Palmas. “Esse material será vendido, e terá o recurso revertido em equipamentos de uso hospitalar, como cadeiras de rodas, além de medicamentos”, afirmou.   

Os projetos que buscam, com a destinação correta de resíduos, reduzir impactos ambientais, alcançaram, segundo Hélia Regina, um total de 22 termos de adesão dos estabelecimentos comerciais. Desses, seis foram para o “Projeto de Olho de Óleo”, e 16 para o “Projeto Lacre do Bem”.

A pedagoga destacou que além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a ação vai premiar os participantes. “Ao final da temporada os materiais serão recolhidos por nossa equipe. Os dois primeiros estabelecimentos que mais arrecadarem serão premiados com um kit verão”, afirmou.