Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

Foi em clima de paz que a Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas, acolheu familiares e amigos, na noite dessa segunda-feira (10), para a Missa de Sétimo Dia do falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos

A celebração realizada pelo padre Eduardo Zanom contou com depoimentos emocionantes de amigos de longa data, como o ex-vice-governador, Raimundo Nonato Pires dos Santos (Raimundo Boi). "Siqueira Campos passou, mas seu legado ficará para as futuras gerações. Fico muito triste quando vejo pessoas negando a atuação do Siqueira Campos na história do Tocantins, onde é renegado todo o passado do ex-governador. Não queremos um governador mártir, queremos simplesmente referenciar todo o conjunto da obra da Siqueira Campos. Conheci ele por volta de 1965, ainda em Colinas”, disse, na oportunidade. 

Representando a família, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos agradeceu à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, pela homenagem prestada ao pai com direito à decoração da igreja com girassóis, os preferidos de Siqueira. “Não me enquadro na direita ou na esquerda, sou um reformista inconformado. Ele corria atrás do tempo, de cada segundo, buscando fazer mais e melhor e assim conseguiu atender milhares de anônimos através dos programas, como Pioneiros Mirins e Força Jovem”, narrou Eduardo Siqueira. 

A prefeita Cinthia, por sua vez, relembrou bons momentos vividos ao lado de Siqueira nas últimas duas décadas e aproveitou para ressaltar que Palmas honrará a sua história. “A maior homenagem será o cuidado que teremos com o legado vivo de Siqueira Campos. Nós temos uma missão nobre, porque vivenciamos o maior capítulo da história moderna. Estamos aqui para saber exatamente como foram o antes, o durante e como será o depois da capital mais jovem da federação”.

O vice-governador Laurez Moreira, por sua vez, lembrou que, indo além das grandes obras, Siqueira Campos sempre teve uma grande preocupação com as crianças, com a qualidade da educação. “Saber que Palmas tem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhor que o de Goiânia orgulhou muito Siqueira, de ver tantas universidades no Tocantins e as melhorias na saúde. Nem se falava da pauta de meio ambiente, e ele já criava as áreas de proteção ambiental, um visionário", disse. 

O deputado estadual Eduardo Mantoan participou da celebração e prestou sua solidariedade à família. “A minha amizade com o Siqueira foi muito verdadeira e baseada em lealdade. Os seus conselhos me tornaram o homem que sou e meus filhos sempre saberão quem foi Siqueira Campos para o seu pai, para Palmas e para o Tocantins”.

Homenagem

Além dos depoimentos, artistas fizeram uma grande homenagem com músicas queridas por Siqueira e em referência a sua vida, como o cantor Genésio Tocantins que cantou o Hino ao Tocantins . Poesias foram declamadas, emocionando os presentes. E também teve a apresentação de vídeos históricos das campanhas eleitorais que disputou. Também teve um momento onde balões brancos foram lançados, um último adeus.

(Foto: Mirdad)

 (Foto: Mirdad)