Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O balanço parcial do Projeto Foco no Fogo desta terça-feira, 11, mostra que o Governo do Tocantins por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), junto com as instituições parceiras, registra a marca de 7.812 pessoas alcançadas com a ação de prevenção e sensibilização sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais.

Nesta semana mais quatro municípios serão percorridos. Conforme a agenda, algumas cidades se configuraram na rota do fogo em 2022, com considerável registro de focos, entre eles, Arraias (755), Novo Alegre (sem foco), Paranã (1.579) e Conceição do Tocantins (634).

O secretário Marcelo Lelis, destacou que até o momento 40% da meta dos municípios a serem percorridos neste ano acaba de ser alcançada. “As equipes do Foco no Fogo junto com os parceiros do Comitê do Fogo estão dedicadas. Hoje visitam duas cidades, somando 26 dos 65 municípios que serão percorridos, onde estão sendo levadas as ações de prevenção sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais, com palestras de sensibilização também nas instituições de ensino”.

A diretora de Educação para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, enfatizou que além das visitas às propriedades rurais, as equipes têm realizado blitz educativa nas rodovias e atividades nas instituições de ensino. “Com registro de 1028 propriedades visitadas até o momento, estamos avançando com o trabalho de educação ambiental para sensibilização e nas escolas mais de 12 tipos de atividades educativas, como palestras, cursos, treinamentos, entre outros”.

Projeto Foco no Fogo

O Projeto Foco no Fogo foi lançado em 2020 pela Semarh e hoje conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo. Com materiais educativos e visitas in loco, os agentes ambientais promovem a sensibilização de moradores do campo e profissionais como: agropecuaristas, e produtores rurais sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais.

Nos últimos anos, o Tocantins tem registro de redução de áreas queimadas e em 2022 saltou da 4ª posição para a 6ª posição no Ranking Parcial de Queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O Projeto segue para o seu quarto ano, crescendo em ações, municípios visitados e resultados.

Instituições parcerias

A equipe do Foco no Fogo conta com a parceria de 32 instituições, entre elas, Comando de Ações de Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Centro Integrado de Operações Aéreas, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério Público Estadual, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Palmas, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Defesas Civis Municipais, Secretaria da Saúde, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, Secretaria de Comunicação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Federação da Agricultura e Pecuária, BP Bunge, Energisa, Prevfogo/Ibama, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Associação Tocantinense de Municípios, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins - Marinha do Brasil, Secretaria Estadual da Cultura.