Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Camilla Muniz

Foto: Camilla Muniz

Com o objetivo de conectar pessoas à natureza, celebrando as Unidades de Conservação e reafirmando a importância desse contato para a saúde física, mental e emocional, será realizado no dia 23 de julho “Um Dia No Parque”. A programação é gratuita, onde adultos e crianças poderão admirar a paisagem, tomar banho de cachoeira, sentir o vento, ouvir os pássaros, caminhar entre as árvores, entre outras atividades.

No Tocantins, estão inscritos na iniciativa o Parque Estadual do Lajeado, que terá saída em Palmas, na sede do Naturatins e a RPPN Catedral do Jalapão, no município de São Félix do Tocantins, que sairá pela portaria do Jalapão Ecolodge. As atividades não têm limite de idade, embora seja indicado o acompanhamento de menores de 12 anos.

Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, voluntária e membro do Conselho Administrativo da Associação Onça D’Água, de apoio à gestão e ao manejo das Unidades de Conservação do Tocantins, incentiva a participação. “Nós acompanhamos de perto e apoiamos projetos nas APAs Ilha do Bananal/Cantão, Lajeado e Jalapão, além da RPPN Monte Santo, e concordamos que o contato com a natureza é fundamental para compreender a importância da preservação dessas áreas nas nossas vidas. Participem, é férias, levem as crianças”, convida.

O tema deste ano é “É hora de cuidar do nosso lar”, dando continuidade à ideia da edição de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia. A iniciativa é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza.

Confira a programação

- Parque Estadual do Lajeado (Palmas)

Passeio nas trilhas do Parque Estadual do Lajeado

Data: 23 de julho de 2023.

Contato: 63 98106-2046 Lyon e 63 98456-9363 Marina

Ponto de encontro: Sede do Naturatins (quadra 302 norte)

Saída às 7:30 - retorno às 18:00

Vagas Limitadas; o parque disponibilizará o transporte

Público-alvo: público geral a partir de 12 anos (menores de idade devem ser acompanhados dos responsáveis)

Recomendações:

· Trazer garrafinha de água e alimento para passar o dia;

· usar calça comprida;

· usar chapéu ou boné;

· usar calçado fechado;

· trazer repelente e/ou protetor solar.

Não será cobrada taxa

Programação

08:30 - Recepção no Parque;

09:00 - Percorrer Trilha do Cerradão (4km);

12:00 - Parada para Almoço;

14:00 - Percorrer Trilha Brejo da Passagem (Caminhada De 3,5 Km);

17:00 - Visitar Mirante Morro do Chapéu;

18:00 - Retorno a Palmas.

- RPPN Catedral do Jalapão (São Félix do Tocantins)

Caminhada de conhecimento e contemplação do Circuito Altares da Catedral a partir das 08:30 até as 17:00 horas. Saída pela portaria do Jalapão Ecolodge.

Destino ao público em geral, sem limite de idade.

Vestimenta: calçado fechado, vestimenta esporte, boné ou chapéu de sol e câmera fotográfica. Não haverá cobrança de taxas nesse dia.