Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Principais atrativos neste mês de férias, as praias de água doce são alvos de ação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com foco na preservação dos recursos naturais do Tocantins. No fim de semana, sexta-feira, 14, sábado, 15 e domingo, 16, a equipe do Parque Estadual do Cantão (PEC) visitará as praias no entorno da Unidade de Conservação nos municípios de Caseara, Pium e Barreira do Campo - distrito de Santana do Araguaia (PA).

Na ocasião os usuários dos acampamentos fixos serão incentivados a colaborar por meio de Termo de Compromisso com o recolhimento dos resíduos produzidos nos locais. 

As ações acontecem desde o início do mês de julho e prosseguem durante toda a temporada, com orientações aos visitantes acerca da preservação ambiental. “Nossa intenção é incentivar os cuidados com o meio ambiente, visando transformar pequenos hábitos e atitudes em ações que impulsionem a preservação das riquezas naturais disponíveis no nosso Estado”, destacou a inspetora de recursos naturais, Aline Vilarinho.

De acordo com a inspetora, serão feitas abordagens junto ao do público local para orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais, como o acondicionamento adequado do lixo, os cuidados com os efluentes despejados nos rios, a pesca predatória, o transporte do pescado, além da importância da carteirinha de pesca. 

Devido ao grande volume de lixo gerado, Aline Vilarinho informou que os responsáveis pelos acampamentos são incentivados a colaborar com o recolhimento dos próprios resíduos produzidos. “Por meio de Termo de Compromisso, os usuários se comprometem em descartar corretamente todo o material, visando assim, manter as nossas praias limpas e preservadas”, destacou. 

Aline Vilarinho acrescentou que o público apoia a ação e que tem sido bastante colaborativo. Ela informou que no último fim de semana, foram firmados 13 Termos de Compromisso. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade do público envolvido. Cientes da necessidade de preservação, eles elogiam, incentivam e se dispõe a colaborar com nosso trabalho e com manutenção da limpeza e das praias conservadas”, declarou.