Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação da 9ª Edição da Festa da Rapadura, um evento repleto de cultura, gastronomia e diversão, foi iniciada nessa sexta-feira, 14 de julho. Realizada na comunidade quilombola do Prata, em São Felix do Tocantins no Jalapão, a festa é organizada pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Prata. A festa também conta com o apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de São Félix, Sebrae e Energisa e finaliza neste sábado, 15 de julho.

A presidente da Associação, Luzia Passos, avaliou como positivo o primeiro dia do evento, ressaltando a presença de um grande público e a realização de atividades que promoveram a identidade cultural da comunidade. "Durante o dia, tivemos a cavalgada, uma roda de conversa com os idosos da comunidade e, à noite, a tradicional quadrilha, shows e deliciosas comidas típicas da nossa região. Está sendo ótimo, estamos recebendo um grande público e, graças a Deus, tudo está ocorrendo conforme planejado. Convidamos todos a visitarem nossa festa, saborearem nossa rapadura e conhecerem essa tradição que acontece todos os anos", declarou.

Durante a cerimônia de abertura, a analista do Sebrae Tocantins, Admary Monteiro, destacou as ações empreendidas em prol do desenvolvimento regional por meio do fortalecimento do empreendedorismo local. Ela enfatizou a importância do Projeto "Energia Para Crescer", realizado em parceria com a Energisa Tocantins, que tem impactado positivamente a vida das comunidades no Jalapão. “Temos realizado uma série de ações em conjunto e ainda queremos fazer mais. A união tem sido muito proveitosa, e juntos estamos conseguindo promover cada vez mais mudanças nas comunidades. Isso é muito gratificante", destacou.

O diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alan Kardec Moreira, também discursou na abertura do evento sobre o projeto e suas conquistas em benefício das comunidades. Ele ressaltou a transformação positiva que tem ocorrido na realidade das pessoas e o sucesso que alcançaram em seus empreendimentos. "Cada depoimento que ouvimos demonstra claramente que esse trabalho tem mudado a realidade das pessoas e que todos têm o potencial de empreender e alcançar sucesso em seus projetos. Estamos extremamente felizes em estar aqui junto à comunidade, apoiando eventos como esse, que fortalecem toda a região", afirmou.

Também estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlão, o prefeito de Mateiros, Pastor João, a secretária Executiva dos Povos Tradicionais e Indígenas do Tocantins, Cris Freitas, entre outras autoridades regionais. 

Energia Para Crescer

Iniciado em 2021 e com previsão de término neste ano, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto à Energisa Tocantins. A iniciativa propõe apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas através do estímulo ao empreendedorismo. Isso ocorre por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

O Projeto é executado em três comunidades quilombolas do Jalapão, Povoado do Prata (São Félix-TO), Mumbuca (Mateiros-TO) e Rio Novo (Mateiros-TO). (EduardoAzevedo/Jornalismo)