Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com uma temática ampla e com assuntos que possibilitam a melhoria gestão do Sistema Comércio em todo o país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou nos dias 10 e 11 de julho, o Conecta, evento que reuniu dirigentes e técnicos que compõem a gestão da Fecomércio, Sesc e Senac de cada estado, mais as federações nacionais. Já entre os dias 12 e 14 de julho, foi a vez dos presidentes de Sindicatos Empresariais participarem do Sicomércio, evento que trouxe novas práticas e muita troca de conhecimento entre os participantes. Ambos os eventos ocorreram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília.

Durante a abertura do Conecta, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou a importância do Sistema para o Brasil. “É disso que é feita a grandeza do nosso Sistema, com a contribuição de cada um de nós”, frisou. “Trabalhamos para fortalecer cada elo desse grande Sistema que representa, qualifica, cuida das pessoas e desenvolve o nosso país”.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio – Sesc – Senac Tocantins, Itelvino Pisoni, a participação trouxe um novo olhar sob as necessidades do empresariado. “As discussões acerca ao novo modelo de negócios que vem se desenvolvendo faz com que todo o Sistema Comércio tenha um olhar diferenciado para os nossos clientes, em especial aos empresários e aos colaboradores do comércio. Além disso, todo o conhecimento adquirido durante esses dias irá ser usado para a melhoria da nossa gestão e na execução dos nossos projetos”, explicou.

Pisoni ainda ressaltou a importância do evento. “A CNC está de parabéns por esses eventos, tanto pela organização, quanto pela agenda que contou com grandes autoridades e renomados palestrantes. Com certeza trouxemos para o Tocantins uma vasta bagagem de conhecimento”, disse.

A programação contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Além de nomes como Sérgio Guerreiro, doutor em Turismo e professor da Nova School of Business and Economics (SBE), José Pastore, sociólogo e professor, e Miguel Falabella, ator, diretor e dramaturgo.

Além de palestras e hubs, durante os cinco dias aconteceram ainda a reunião dos superintendentes de Fecomércio, a reunião do Conselho Fiscal da CNC, um almoço com os Senadores Federais, no qual o Tocantins esteve representado pelos senadores: Professora Dorinha e Eduardo Gomes, e por fim, uma visita ao Senado Federal, onde os presidentes das Federações foram recebidos pelo presidente da casa, o Rodrigo Pacheco. O tema principal desse encontro foi, dentre outros, a Reforma Tributária.

Sistema Comércio Tocantins

Participaram do Conecta representando a entidade no Tocantins, o presidente do Sistema Fecomércio – Sesc – Senac, Itelvino Pisoni, a superintendente da Fecomércio, Alexandra Bramatti, o diretor regional do Sesc, Marco Antonio Monteiro, a diretora regional do Senac, Lunáh Britto, e os técnicos: Camila Takahashi (coordenadora de comunicação), Lúcia Córdula (coordenadora de relacionamento com o mercado), Valcy Ribeiro (assessor jurídico) e Leandro Dias (assessor educacional de programas e diretrizes –TI do Senac).

No Sicomércio estiveram presentes o presidente do Sicovar, Itelvino Pisoni, o presidente do Sindifarma, Domingos Tavares, o presidente do Sindimáquinas, Valdemir de Sá, o presidente do Sicovame, Rubens Pereira da Luz, a presidente do Sindhorbs, Maria Lúcia Dorta Pompeu e o presidente do Siapabe, Wilians Santos Ferreira.