Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Representantes da Seduc.

Representantes da Seduc. Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc Representantes da Seduc. Representantes da Seduc.

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Edinho Fernandes, embarcou nesta quinta-feira, 20, rumo a Rabat, no Marrocos, para compor a equipe brasileira no World School Cup Football 2023 (Campeonato Mundial Escolar de Futebol). O convite foi feito pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Maior evento esportivo escolar do mundo, a competição está sendo organizada pela International School Sports Federation - ISF (Federação Internacional de Esportes Escolar), e será disputada entre os dias 22 e 31 de julho.

De acordo com Edinho Fernandes, o convite para integrar a delegação brasileira no evento mundial, é fruto do incentivo do Governo do Tocantins ao desporto escolar. “Fazer parte da equipe brasileira nesse evento tão importante é um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo no âmbito do desporto escolar no Tocantins e que com certeza irá nos motivar ainda mais a investir no talento dos nossos estudantes atletas”.

Edinho ressaltou também outras conquistas do Tocantins. “Estamos vivendo um momento de muito destaque no desporto escolar, não apenas por termos representantes nesse mundial de futebol, mas também por termos uma escola nossa representando o Brasil no mundial da Sérvia e um estudante da rede estadual que disputará as olimpíadas escolares mundiais no salto em distância, tudo isso é reflexo do ótimo trabalho do governador Wanderlei Barbosa e do nosso secretário Fábio Vaz”.

Do Tocantins, participam também o diretor de Lazer, Cultura e Desporto da Seduc, Thiago Evangelista, e o presidente da FTDE, Lécio Guimarães. No próximo dia 23, o superintendente de Desporto Escolar da Seduc, Tiago Costa, também embarca para compor a equipe.

Equipes Brasileiras

Do Brasil, participam duas equipes. A equipe de futebol feminino é do Colégio Sistema, município de Ananindeua (PA), que conquistou a participação no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, realizado em Palmas, de 24 a 28 de abril deste ano. O campeonato foi realizado pela CBDE, em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Seduc e da Federação Tocantinense do Desporto Escolar (FTDE).

Já no futebol masculino, participam estudantes atletas da Escola Estadual Major Lélio, localizada na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Também organizada pela CBDE em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco  (FEDEPE), a competição classificatória para o mundial foi realizada em Recife (PE), entre os dias 16 e 23 de maio.