Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) reuniram-se nesta sexta-feira, 21, na sede da ATI, para alinhar a implantação do aplicativo de monitoramento pesqueiro, finalizado neste mês de julho. Durante a reunião ficou acordado que a ATI formatará o cronograma de implantação do aplicativo. 

Desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a participação da WWF Brasil e parceiros no âmbito do projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, o aplicativo se propõe a ser uma ferramenta educativa e de acesso à informação. 

Conforme o biólogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do Naturatins, Oscar Vitorino, por meio do aplicativo, o usuário poderá aprender um pouco mais sobre as espécies de peixes que compõem os recursos pesqueiros das bacias dos rios Tocantins e Araguaia e registrar as espécies de peixe as quais tem realizado a pesca. 

“Essas informações ficarão disponíveis para o Naturatins e poderão colaborar na elaboração e atualização de normativas que regem sobre as espécies e os tamanhos proibidos de captura”, observa Vitorino, ao reforçar que a implantação do aplicativo é uma iniciativa inovadora que faz uso da estratégia crescente em contexto global de ciência participativa, ou ciência cidadã, onde os próprios cidadãos podem contribuir com suas informações ao conhecimento existente sobre as espécies, no caso especificamente dos peixes.

Além de Vitorino, estavam presentes na reunião o superintendente de sistemas de informação da ATI, Marinaldo Oliveira, o gerente de pesquisa e informação da DBAP, William Aires Gomes da Silva, e Stefan Queiroz, gerente de sistemas corporativo da ATI.