Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para a Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre as escolas do Brasil, foram prorrogadas até o dia 4 de agosto. Para se inscrever os interessados devem acessar o site maratonatech.associacaocactus.com.br. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do evento.

A maratona é uma competição educacional que visa despertar o interesse de estudantes, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, pela tecnologia, independentemente de seu conhecimento prévio ou recursos escolares.

Podem se inscrever professores de Escolas Públicas e privadas, e os estudantes participam por níveis, que são classificados em três. O nível um corresponde a estudantes do 6º e 7º ano; o nível dois, estudantes do 8º e 9º ano; e por fim estudantes do ensino médio, que são do nível três.

Os estudantes poderão ganhar prêmios como medalhas, bolsas de estudos tech e muito mais. Eles poderão explorar o universo da tecnologia, estabelecendo uma relação ao seu projeto de vida, às Trilhas formativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A maratona também oferta formação para os professores.

De acordo com o analista da Diretoria de Tecnologia e Inovação Educacional da Seduc, professor Mauricio Panachuk de Souza, o concurso representa uma oportunidade para que as escolas mostrem o potencial que elas têm. “É um trabalho em conjunto entre professores e estudantes. Os participantes podem ganhar prêmios como bolsas para estudos e viagens para um curso de Imersão Tecnológica, a ser realizado em São Paulo, em Janeiro de 2024”, ponderou.