Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Ruraltins

A 2ª Semana da Agricultura Familiar no município de São Bento Tocantins encerrou nessa sexta-feira, 21. O evento contou com a participação de agricultores da região do Bico do Papagaio, cooperativas, empresas parceiras e técnicos.

Durante o evento, foram realizadas diversas oficinas que abordaram temas como meliponicultura, manejo de irrigação, saúde da mulher e do homem no campo, sistema de irrigação para produção de frutas e hortaliças, manejo de pasto e nutrição de gado leiteiro. Além disso, ocorreu uma exposição de produtos da agricultura familiar.

O evento aconteceu no Balneário Oscar Milhomem e foi uma iniciativa conjunta do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e da prefeitura de São Bento, contou também com o apoio de outros parceiros.

A 2ª Semana da Agricultura Familiar proporcionou aos agricultores da região a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e conhecer tecnologias que podem impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar.

O tecnico do Ruraltins Wandro Cruz Gomes, que ministrou oficina de meliponicultura, explorou na prática o manejo adequado e formas de produção de mel, com os participantes.

Para Wandro “o manejo correto proporciona mais produtividade e melhores resultados com multiplicação das abelhas sem ferrão”. Wandro destacou sobre a importância da abelha para a humanidade e disse que "sem abelha no planeta, o homem sobrevive pouco tempo, pois ela é responsável pelo alimento que consumimos," frisou o técnico.

Já o especialista em irrigação, técnico do Ruraltins, Felismino Coelho Alves Filho, conduziu uma oficina sobre manejo de irrigação e explicou sobre os métodos adequados para a cultura de hortaliças e destacou a importância da utilização dos sistemas de irrigação para culturas diversas. O técnico disse que “Irrigar de forma correta é fundamental para obter resultados satisfatórios nas colheitas”. Felismino disse ainda que “realizar essa oficina aos agricultores da região proporciona aprendizado aos produtores sobre as tecnologias e oportunidade da troca de informações técnicas, além da troca de experiências”, pontuou Felismino.

O zootecnista do Ruraltins, Josevaldo, também esteve presente no evento e falou sobre o manejo de pastagens, compartilhou técnicas que podem aumentar a lucratividade e o desempenho nas propriedades rurais.

A oficina é para trazer o que é mais importante para os produtores que trabalham com a pecuária, o manejo da pastagem, porque o manejo de pasto adequado dá sustentabilidade para o sistema, o produtor consegue produzir mais capim fazendo manejo correto, e consegue ter uma vida mais longa para a pastagem dele, consegue ter mais resultado com o gado, produção de carne e produção de leite, e sem o manejo, o produtor está indo pra um caminho que não é bom, que é produzir menos, levar o sistema a degradação e isso tudo é informação importante para obtenção de melhores resultados,” explicou Josevaldo.

A organizadora do evento, Yasmim Sousa Braga, técnica em Agropecuária do Ruraltins, expressou sua satisfação com a realização da 2ª Semana da Agricultura Familiar em São Bento.

“Nós do Ruraltins de São Bento, somos muito gratos pelo compromisso e qualidade das oficinas ministradas por nossos colegas, que não mediram esforços para oferecer aos nossos produtores e produtoras rurais as melhores oficinas e palestras”, disse a técnica. Yasmim destacou que “o evento trouxe mais conhecimento para os agricultores da região, e que já está com boas expectativas para a realização da 3ª Semana da Agricultura Familiar em 2024”, comemorou Yasmim.

O técnico do Ruraltins Ricardo Anderson, que também esteve à frente da organização demonstrou sua satisfação em colaborar com a construção do evento e disse que “o evento superou suas expectativas, e que os produtores que dedicaram seu tempo a esse momento, terão bons frutos ao aplicarem o conteúdo das oficinas na prática de suas atividades”, ressaltou Ricardo.

O prefeito de São Bento, Paulo Wanderson de Sousa, demonstrou grande apoio ao evento e destacou a importância de promover ações voltadas para o pequeno produtor rural.

Paulo ressaltou que “a parceria com o Ruraltins e a Secretaria de Agricultura, tem sido fundamental para oferecer suporte aos agricultores locais, a Prefeitura também destinou recursos, em equipamentos e apoio técnico para o desenvolvimento das atividades agrícolas, realizamos a parceria, muito satisfeitos com o resultados de ações como essa, que acontece aqui em nossa cidade,” destacou o Prefeito.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, enfatizou que “a missão do órgão também é levar capacitação para todas as regiões do estado, e o Ruraltins conta com uma equipe multidisciplinar e competente para atender às demandas da agricultura familiar, eventos como esse, são oportunidades para que o nosso agricultor adquira mais conhecimento e possa comercializar seus produtos”, finalizou Washington.

Com o encerramento bem sucedido da 2ª Semana da Agricultura Familiar, os agricultores da região de São Bento Tocantins saem fortalecidos e mais preparados para enfrentar os desafios da agricultura familiar, e contam com novos conhecimentos e tecnologias para melhorar suas práticas agrícolas e alcançar melhores resultados em suas produções.