Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: @ocajonbrasileiro

Foto: @ocajonbrasileiro

Juntamente com a harmonia e a melodia, o ritmo é um dos pilares musicais e é com o objetivo de popularizar a percussão, por meio do Cajón, que o Projeto “Oficina de Percussão Cajón Brasileiro” está com as inscrições abertas para jovens e adultos que desejam conhecer o mundo da percussão e do Cajón.  

O objetivo da oficina é desenvolver habilidades musicais e formar novos músicos. O curso oferecerá 10 vagas gratuitas e os encontros ocorrerão semanalmente entre os meses de agosto e setembro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. As inscrições serão realizadas entre 1º a 11 de agosto unicamente pela internet, por meio www.ocajonbrasileiro.com/oficina. 

Não é necessário ter o instrumento e nem conhecimento musical para se candidatar a uma das vagas. 

O Cajón é um instrumento em forma de caixa de madeira surgida no Peru Colonial onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se desse instrumento para tocarem seus ritmos.

A culminância do projeto se dará por meio de uma apresentação final da Orquestra de Cajón, formada pelos estudantes da oficina, e do grupo palmense de choro - Roda Canindé, o concerto será realizado em 30 de setembro, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. 

O projeto é uma iniciativa do luthier e percussionista Ruiter Castro, que é especializado em cajón, coordenador e professor no Instituto Madeira de Lei e autor do livro “O Cajón Brasileiro”. Ruiter, estudou na Escola de Música de Brasília no curso de Percussão Popular, atualmente é percussionista do Sertão de Cabo a Rabo, do grupo de música instrumental brasileira “O Olho do Tucunaré” e do “Roda Canindé”, além de tocar com diversos artistas Tocantinenses como Juraildes da Cruz, Genésio do Tocantins, Dorivã, dentre outros. 

O projeto “Oficina de Percussão Cajón Brasileiro” foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultural via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023.