Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Seleção Brasileira feminina brilhou ao estrear com goleada na Copa do Mundo de Futebol. A equipe comandada por Pia Sundhage venceu o panamá por 4 a 0, na Austrália. E assim, o mundo inteiro vem acompanhando o desempenho das gigantes do futebol mundial. E aqui no Tocantins, o ano de 2023 tem sido promissor para o esporte feminino com a realização do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino, além de outras ações, projetos e apoios que mostram o compromisso do Governo do Tocantins em fortalecer as modalidades esportivas entre o público feminino. 

Desenvolvida pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, a Escolinha Nilton Santos trabalha com o despertar de crianças e adolescentes para a iniciação esportiva. Com apenas 10 anos, Danielly Pinheiro, já decidiu o que quer para o futuro. “Eu comecei a gostar de futebol quando eu tinha apenas 6 anos. Futebol é minha paixão. Meu sonho é ser goleira, tomara que dê tudo certo. Aqui na Escolinha, eu gosto muito dos treinos coletivos”, disse a jovem atleta.

A Secretaria dos Esportes e Juventude vem garantindo a participação do público feminino em suas ações de fomento ao esporte. No segundo semestre, será realizado o projeto Terrão Society Palmas que também envolverá o público feminino nas categorias aberta, sub-15, sub-20 e master 30 +. Além disso, o Governo do Tocantins, também desenvolve outras ações como a Copa do Trabalhador de Futsal, Jogos dos Servidores e o projeto Esporte Verão com a modalidade de beach soccer, futevôlei e vôlei de praia que vêm garantindo a participação das mulheres, além do incentivo à prática esportiva.

Os incentivos das modalidades esportivas também se fazem presentes nos apoios concedidos as equipes durante as competições realizas em todo o país. Em 2023, o Governo do Tocantins apoiou a participação da equipe Copag Multmed na Taça Brasil de Futsal e mais recentemente, na Copa do Brasil Feminina de Futsal. A Secretaria dos Esportes e Juventude também apoiou a realização da Copa Jalapão de Futsal Feminino que movimentou o município de Novo Acordo.

Campeonato Brasileiro

Em abril de 2023, o Tocantins sediou o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol Feminino. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação e da Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude. A competição nacional marcou a trajetória de meninas que sonham em seguir no mundo do esporte.

A Maria Vitória, de 17 anos, iniciou sua trajetória no esporte através da Escolinha Nilton Santos. Em 2023, a jovem goleira representou o Tocantins no Campeonato Brasileiro Escolar, pela Escola Estadual São José. “O futebol para mim representa o sentido de força. O que fica é o sentimento de gratidão a todo mundo que proporcionou um campeonato desse nível aqui para o Tocantins. É muito difícil jogar em casa porque queremos dar resultados que as vezes não conseguimos, mas saber que deixei a minha cidade entre as melhores do Brasil, já é um sentimento de gratidão e sou muito feliz por isso”, afirmou.

Para a lateral-direita, Ana Beatriz, de 17 anos, atuar pela sua cidade em um campeonato nacional foi algo inexplicável. “Eu nunca imaginava participar de um campeonato como esse. Não só para mim, mas para todos os que participaram, foi muito importante. Foi uma experiência maravilhosa. Vou carregar pelo resto da minha vida, as amizades que eu fiz, os jogos, fazer gols, comemorar aquela emoção de estar com as amigas, em um lugar com vários sonhos em comum”, disse a jovem estudante.

A Ketyelin Vitoria, também tem 17 anos, e representou o Colégio Estadual Guilherme Dourado no Brasileiro Escolar. “Foi uma experiência inesquecível. Para nós que sonhamos em ser jogadoras profissionais no futebol, poder aparecer assim para o Brasil, é muito gratificante para nós. “, disse a atleta que também destaca a evolução do esporte feminino em ano de Copa do Mundo. “A torcida aqui está muito animada em ver o futebol feminino evoluindo, ver transmissões em canal aberto e poder acompanhar tudo”, finalizou.