Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) conquistou o 2º lugar na Maratona todos Seguros, do Ministério da Saúde (MS). A ação envolveu 18 unidades hospitalares do país participantes do ‘Projeto Paciente Seguro’, desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS). A Maratona buscou envolver as unidades com atividades educativas e de capacitações, com uma série de dinâmicas para incentivar a segurança do paciente e apresentar experiências exitosas sobre o tema.

O HMDR está em processo de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde, o qual busca melhorar a segurança do paciente dentro das unidades de saúde, com base em protocolos que visam minimizar riscos, trabalhando atividades e metas rotineiras para evitar danos aos pacientes, além de promover o fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP).

Segundo a enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), do HMDR, Edivani Cristina Vilhena Santos, "o projeto com o Hospital Moinhos de Vento teve início em 2022. A equipe do Hospital Moinhos de Vento presta consultoria in loco para os hospitais selecionados, compartilhando e desenvolvendo ferramentas de apoio para as unidades de saúde. Na maratona tivemos êxito nas atividades propostas, alcançamos as metas, o que reflete diretamente no trabalho desenvolvido no hospital”.

O diretor administrativo do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo disse que “o hospital está buscando a excelência no atendimento materno infantil. Esperamos contribuir para a consolidação das práticas de segurança do paciente e a consequente diminuição de incidentes na Unidade efetivando os protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde”.