Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses

Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses

Já parou para refletir sobre como a Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo? A adoção de ferramentas de chatbots, assistentes virtuais e mecanismos de segurança são só alguns exemplos dessas aplicações para o meio empresarial.

Não é à toa que 70% das empresas brasileiras planejam investir mais em IA até o final deste ano, segundo informações fornecidas pela “Pesquisa Agenda 2023”, conduzida pela Deloitte, líder global em auditoria. Em outras palavras, os executivos de todo o país já entenderam a importância de adotar a tecnologia em seus processos

Levando esses dados em consideração, os profissionais de finanças podem se questionar: a IA é capaz de atuar dentro do setor financeiro? A resposta é simples. Não só é capaz, como ela já está atuando dentro do segmento há algum tempo. Podemos citar casos de companhias que oferecem soluções inovadoras a fim de otimizar a gestão de despesas corporativas.

Basicamente, elas dispõem de ferramentas com funcionalidades que utilizam a Inteligência Artificial para identificar possíveis irregularidades que podem ocorrer durante o processo de checagem de informações. Nesse sentido, caso um colaborador envie um comprovante de pagamento duplicado ou que inclua itens proibidos por políticas das instituições como bebidas alcoólicas, por exemplo, a plataforma irá “barrar” o reembolso e notificar o setor responsável.

Além disso, a tecnologia é capaz de ajudar a reduzir custos, uma vez que ela consegue otimizar processos operacionais e designar equipes para outras atividades que sejam mais estratégicas. E, claro, ela também tem um papel primordial para as atividades de gestores de todas as áreas, já que com a IA eles conseguem olhar para a organização como um todo, avaliar se tudo está andando conforme o esperado e recalcular a rota caso seja necessário.

Diante de todos esses pontos, podemos concluir que a Inteligência Artificial é a chave para muitas corporações crescerem de forma saudável e significativa dentro do seu setor. Afinal, se a parte financeira vai mal, uma organização perde não só o seu prestígio com funcionários, como também a participação no mercado de atuação.

Se você quer se destacar diante da concorrência, que tal se aliar às companhias que oferecem plataformas de gestão de despesas internas? Ao utilizá-las, com certeza sua empresa estará um passo à frente da concorrência. Pense nisso!

*Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses. Trabalhou por 6 anos assessorando grandes empresas do agronegócio na otimização de suas estruturas de capital, em processos de estruturação de dívida, acesso a mercado de capitais e fusões. Participou da captação de mais de R$ 1bi em financiamentos.