Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O programa de consultas preventivas é resultado da I Oficina para ACS realizada pelo Cerest, finalizada no início de 2020, quando teve, dentre as propostas finais de encaminhamentos, a sugestão da consulta preventiva pela agente de saúde Jaqueline Santana da Silva dos Santos. A sugestão foi abraçada pela área de agravo de Dermatoses Ocupacionais, e a enfermeira do Trabalho, Fabyanne Oliveira Montelo Ribeiro, que deu início à elaboração do projeto.

“Esse projeto foi pensado para impactar positivamente na saúde dos servidores do nosso município. Todo o processo é de fácil aplicação, pois empregamos recursos e profissionais já disponíveis na rede, podendo ser, inclusive, repetido em outras cidades. Tem sido muito gratificante ver a continuidade deste projeto e saber que tem feito diferença na vida e na saúde destes trabalhadores”, disse Fabyanne.

Fabyanne recebeu o apoio dos profissionais do Cerest, da Superintendência da Vigilância em Saúde e da Superintendência da Atenção Básica.

O programa proporciona aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE) a oportunidade de serem acompanhados por um profissional experiente em doenças de pele.

Para se manter saudável, todos os dias, logo pela manhã, o agente de combate a endemias, Samuel Carreira, de 52 anos, corre cerca de 20 quilômetros, e só depois inicia suas atividades. O cuidado com a saúde também está relacionado com o da pele, que, conforme o servidor, ganhou uma atenção especial nos últimos anos.

“Depois que fui orientado sobre a importância da prevenção, eu passei a cuidar mais da minha pele. Eu mudei o horário de praticar corrida e para trabalhar uso camiseta de manga comprida e boné", conta o servidor.

Samuel é um dos agentes de combate a endemias beneficiados pelo programa “Consulta Anual de Prevenção ao Câncer de Pele e Dermatoses Ocupacionais", idealizado pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional), em parceria com a Secretaria da Saúde de Araguaína.

Casos diagnosticados

O projeto “Consulta Anual de Prevenção ao Câncer de Pele e Dermatoses Ocupacionais" iniciou em agosto de 2021, já atendeu 273 trabalhadores até julho de 2022, e continua em execução. Nesse período, foram registradas 40 notificações de Dermatose Ocupacional devido à exposição solar desses trabalhadores e um caso de câncer de pele relacionado ao trabalho.

Dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) mostram que, até maio de 2021, foram notificados em Araguaína seis casos de câncer relacionado ao trabalho. Do total, dois casos em ACE e um caso em ACS. Neste ano, o Sinan já registrou três casos de câncer relacionado ao trabalho na cidade e um deles é de um ACE, diagnosticado dentro do projeto.

Resultados e expansão

Diante dos resultados do projeto, a Secretaria da Saúde de Araguaína intensificou a distribuição mensal de protetores solares para os ACSs e encomendou novos uniformes de manga comprida com tecido UV (Ultravioleta) e chapéus com proteção para o pescoço. Para os ACEs, os protetores solares são disponibilizados conforme a demanda e a secretaria já está licitando novos uniformes com proteção UV.

Agora o objetivo é estender as ações para outros trabalhadores do município de Araguaína que executam algum tipo de atividade ao sol, como trabalhadores da limpeza urbana, manutenção de vias públicas, motoristas e outros.

“Queremos oferecer este atendimento a todos os trabalhadores do município de Araguaína com, no mínimo, uma consulta anual, para que eles possam ser examinados e orientados. Nosso objetivo é alcançar cerca de 500 profissionais para que todos possam exercer suas funções com saúde. A prevenção é nosso foco principal”, informa Fabyanne.

Atendimento

O atendimento é realizado na UBS Albeny Soares, no Setor Noroeste, pela médica Pollyana Reis Alves, que atua na área da Dermatologia e é responsável pelas avaliações. Na consulta, os servidores são avaliados e orientados pela especialista.

“É muito importante fazer esse acompanhamento, de explicar a esses trabalhadores sobre as doenças que podem ser desencadeadas caso não ocorra o devido cuidado. Como profissional, me sinto privilegiada em participar e ajudar no combate contra o câncer de pele”, conta a médica.

Pollyana também orienta os demais trabalhadores que, ao suspeitarem de alguma alteração na pele ou mucosa, não é preciso esperar a consulta preventiva deste projeto para atendimento, basta procurar a UBS de referência para avaliação.

“O paciente que apresentar alteração na pele e mucosa e necessitarem de uma reavaliação médica será entregue durante a consulta um cartão de retorno com 30, 60 ou 90 dias. Com este cartão, o trabalhador fará seu próprio agendamento no Cerest, presencialmente ou via telefone.

Tipos de câncer de pele

O câncer de pele melanoma é o tipo mais grave devido à alta possibilidade de provocar metástase, que é a disseminação do câncer para outros órgãos. Já o câncer de pele não melanoma é mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País