Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Juros muito altos, excesso de exigências e burocracia tem deixado o empresário tocantinense da indústria resistente.  É o que mostra a Sondagem Especial - Acesso aos Serviços Financeiros realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e divulgada nesta quinta-feira, 27. O estudo revela que mesmo conhecendo o sistema de crédito, 68% dos empresários ouvidos afirmaram não o procurar. 

Revela também o tamanho do desinteresse das empresas tocantinenses pelo crédito. A metade delas (visando o curto/médio prazo) e quase 60% (visando o longo) sequer foi atrás. As empresas desinteressadas superam as contratantes em todas as modalidades de crédito e portes das empresas. Das que procuraram os bancos um terço conseguiu contratar ou renovar o crédito junto ao sistema bancário, mas somente 3,5% (1 em cada 28) junto aos bancos de desenvolvimento econômico. “Exatamente as instituições financeiras que deveriam simplificar o processo e facilitar a contratação”, diz o relatório. 

 A pesquisa destaca ainda que apesar de disposição oficial que assegura crédito e investimento com tratamento diferenciado e simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte os dados apontam na direção oposta. Situação que termina levando-as a optar por alternativas pouco recomendáveis, e que poderia ser resolvida com a redução dos custos tributários e administrativos sobre o crédito. 

O presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, lembra que a dificuldade de acesso ao crédito é apontada de forma recorrente nas pesquisas da instituição para identificar os principais problemas enfrentados pelos empresários do segmento. Segundo ele, há mais de 15 anos esse gargalo figura no ranking das pesquisas realizadas no estado e, dada a relevância, gerou a necessidade de observação mais aprofundada por meio desta Sondagem Especial com tema Acesso aos Serviços Financeiros.  

Pires destaca que para minimizar a dificuldade no acesso e relacionamento dos empresários com os bancos e agentes financeiros, a Fieto mantém o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) para encurtar caminhos e facilitar o atendimento do empresário da indústria, estreitando o contato com as instituições financeiras. “Traçado o cenário e suas dificuldades, incentivamos a busca conjunta de soluções para viabilizar o crédito a quem precisa, especialmente junto aos bancos e agentes financeiros que têm em sua missão o desenvolvimento econômico”, afirma. 

A pesquisa Sondagem Especial - Acesso aos Serviços Financeiros foi realizada pela Assessoria de Desenvolvimento da Indústria, do gabinete da presidência da Fieto, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no período de 01 a 09/03/2023. O resultado completo encontra-se no site www.fieto.com.br – Estudos e Pesquisas.