Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Crianças de seis meses a menores de cinco anos podem tomar vitamina A nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. A suplementação faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) do Ministério da Saúde (MS) e tem como intuito proteger a saúde dos olhos, potencializar o desenvolvimento e também prevenir o risco de diarreia e mortalidade infantil. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) informa que o suplemento está disponível para as crianças de seis meses a menores de um ano nas USFs relacionadas abaixo. As crianças de um ano a menores de cinco anos podem tomar em qualquer uma das 34 USFs da Capital. Para ter acesso, a Semus comunica que é necessário ir aos locais mencionados com documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente.

A vitamina A é um micronutriente essencial para a saúde humana, principalmente na fase de crescimento. Ela contribui para o bom funcionamento do sistema imune, para a saúde da pele e diminuição da ação dos radicais livres. Segundo o MS, em algumas regiões do Brasil, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, a deficiência dessa vitamina é um problema de saúde pública de intensidade moderada. Essa deficiência pode causar problemas oculares, como a diminuição da sensibilidade à luz, levando até a cegueira parcial ou total, dificuldades no desenvolvimento e mortalidade infantil por diarreia.

Pesquisas comprovam a redução desses números graças à suplementação. Dessa forma, a administração do suplemento passou a ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esse motivo, o MS estabeleceu em 2005 o PNSVA visando diminuir e controlar a mortalidade e morbidade em crianças devido à carência de vitamina A. Contudo, é importante ressaltar que a distribuição dos suplementos é apenas uma das várias estratégias, devendo ser complementada por uma alimentação adequada e saudável.  

A Semus informa que a diversidade de alimentos contribui para suprir essa carência. A vitamina A encontra-se em alimentos de origem animal, como leite materno, gema do ovo, fígado e leite, e também em alimentos de origem vegetal, como vegetais de folhas verdes (exemplo: espinafre, couve e mostarda), vegetais amarelos (exemplo: abóbora e cenoura) e frutas amarelo-alaranjadas (exemplo: manga, goiaba, mamão e caqui). Além disso, ela está presente em óleos, como o azeite de oliva e óleo de buriti. 

Confira onde crianças de seis meses a menores de um ano podem tomar vitamina A: 

USF Deise de Fátima Araújo de Paula, na 108 Sul (Arse 13)

USF 409 Norte (Arno 44)

USF 712 Sul (ASR SE 75)

USF 508 Norte (Arne 64)

USF Laurides Lima Milhomem (Aureny III)

USF Santa Fé

USF Santa Bárbara

USF Taquari

USF Morada do Sol

USF Eugênio Pinheiro da Silva (Aureny I)

USF Valeria Martins Pereira na 1.206 Sul (Arse 22)

USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)

USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

USF Walterly Wagner José Ribeiro Sousa (Taquaruçu Grande)

USF Francisco Júnior na 403 Sul (Arso 41). (Secom Palmas)