Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão completa 23 anos nesta segunda-feira, 31. Criada no dia 31 de julho de 2000, pela Lei n° 1.172, a APA do Jalapão possui 461.730 hectares e ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

A área funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e propicia a conectividade ao sul com a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e a oeste com o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Com sua localização estratégica a APA do Jalapão faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/Mangabeiras, com registros da presença de espécies, como o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), a arara-azul-grande (Anodorhyncus hyacinthinus) e o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

A supervisora da Unidade de Conservação (UC), Rejane Nunes, explica que entre os eixos de atuação da APA estão o Manejo Integrado do Fogo (MIF), o turismo de base comunitária e o extrativismo sustentável com foco em contribuir com a melhora e qualidade de vidas das comunidades.

“A gestão efetiva da UC iniciou somente em 2015, tendo como uma das estratégias de gestão do território, o Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária, onde visa conciliar conservação da natureza com os modos de vida tradicionais das comunidades melhorando a qualidade de vida inclusive a segurança alimentar das pessoas”, detalhou Rejane Nunes.

Recentemente, a APA passou a contar com uma equipe de brigadistas, indispensável para dar continuidade à implementação do plano de manejo da APA do Jalapão com foco na gestão participativa. Outra conquista importante foram os equipamentos/ferramentas por meio de aportes financeiros e acordos de cooperação entre o órgão ambiental e instituições parceiras e equipamentos de apoio às ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais.

Henrique Abreu, empresário de turismo da região e membro do conselho da UC, destacou os avanços importantes com a sua criação. “É de suma importância a APA para o meio ambiente, visto que o nosso Cerrado tem sido suprimido. A sua biodiversidade vem sendo diminuída, com isso buscamos manter os atrativos naturais ao mesmo tempo em que se mantém o equilíbrio deste ecossistema tão importante para o ecossistema”, apontou.

A APA possui atributos naturais e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações e tem importância na proteção da diversidade biológica, em ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.