Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Mazim Aguiar

Foto: Mazim Aguiar

Reconhecido pela beleza de suas praias, o município de Araguanã, distante 476 km de Palmas, figura entre as localidades mais visitadas da região Norte do Estado durante a temporada. A estrutura é montada na praia da Ilha Grande, mas neste ano, Prefeitura municipal também abriu licitação para que barraqueiros pudessem oferecer seus serviços na praia do Escapole.

Graças a sua posição geográfica, banhado pelo rio Araguaia e na divisa com o Pará, o município é o paraíso para os veranistas e praticantes de esportes náuticos. Ao longo do dia, pilotos de jet-ski dão show de perícia enquanto ultrapassam as voadeiras repletas de veranistas e as duas balsas que levam carros para São Geraldo, município paraense localizado na outra margem do rio Araguaia.

A beleza natural do rio, com um pôr do Sol inesquecível, contrasta com a agitação da estrutura montada pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. Na margem do rio, dezenas de barracas brancas servem alimentação. Atrás, barracas multicoloridas confirmam a AraguaBeach 2023 como uma das programações mais animadas desta temporada.

Autoridades

Em uma lancha, o governador, os secretários de Turismo, Hercy Filho, e Meio Ambiente, Marcelo Lélis, a deputada estadual Cláudia Lélis, o prefeito de Araguanã, Max Barbosa, o prefeito de Pindorama, Thiago Tapajós, entre outros convidados percorreram o trecho do rio Araguaia entre a praia do Escapole e a Ilha Grande e depois até a cidade.

"Foi uma chegada perfeita, quando pudemos conferir as belezas da região e confirmar o grande potencial das nossas praias para atrair turistas de todo o Brasil durante nossa temporada", pontuou Hercy Filho, ressaltando a importante decisão do governador Wanderlei Barbosa, de apoiar mais de 50 prefeituras na estruturação de suas praias.

O prefeito Max Barbosa agradeceu o apoio do Estado, comemorou o sucesso da Aragua Beach 2023 e a expectativa de uma edição ainda melhor em 2024.

Shows

O palco montado na Ilha Grande recebeu um show entusiasmado de Gleydson Swingão e sua banda. O artista chegou a descer do palco e cantar ao lado do Governador.

Na sequência, a cantora paraense de tecnomelody Manu Bahtidão levou sua apresentação madrugada adentro.

Segurança

Fiscal da praia de Araguanã, o Sub Tenente M. Sousa recebeu balanço positivo da equipe local do Corpo de Bombeiros Militar: neste ano, não houve, durante todo a temporada, acidente grave de banho. Ele ressaltou a importância do trabalho preventivo de orientação, para evitar abuso de álcool e consumo de alimentação pesada, a demarcação da área de banho, para controlar o acesso das embarcações, o uso de colete salva-vidas durante a travessia e, principalmente, a atenção com as crianças. "Em caso de emergência, deve-se procurar o guarda-vidas local ou ligar para a emergência, 193", orientou.

As principais praias tocantinenses também contaram com o trabalho da Polícia Turística, destacamento da Polícia Militar do Tocantins. O Segundo Tenente Ednaldo Silva da Costa também ressaltou a importância do trabalho preventivo.

Segundo a Polícia Militar, mais de sete mil pessoas prestigiaram os shows de sábado na praia de Araguanã.