Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos do Tocantins participam do treinamento em serviço para qualificação em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) Fundamental do Ministério da Saúde (MS). O treinamento acontece em duas etapas sendo nos dias 3 e 4 de agosto a formação de tutores e na semana de 7 a 11/08 o treinamento para técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES TO).

O curso é uma modalidade de treinamento em serviço, com predominância nas atividades práticas do raciocínio epidemiológico, análise de dados, detecção e resposta aos eventos de saúde pública, além da comunicação em saúde.

“A finalidade do curso é fortalecer a preparação, vigilância e respostas os potenciais emergências de saúde pública no âmbito do SUS, de maneira transversal nas áreas das doenças transmissíveis, crônicas, acidentes, violências, desastres, saúde ambiental e do trabalhador e da trabalhadora além de outras situações que possam ser potenciais ameaças à saúde pública”, disse a responsável técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-TO, Arlete Lopes Otoni.

Municípios

Os técnicos da SVS da SES-TO terão como proposta posteriormente a qualificação das equipes municipais em investigação de campo, através da estratégia de descentralização do processo de formação, iniciativa esta que será monitorada pelo Ministério da Saúde.

O Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo foi criado com intuito de fortalecer a capacidade dos países em vigilância, epidemiologia e resposta aos eventos de interesse em saúde pública. O curso é em consonância com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (Tephinet, sigla em inglês), baseados na experiência prática.

EpiSUS

Esse projeto tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública.

O Programa é de responsabilidade da Coordenação de Gestão de Risco das Emergências em Saúde Pública do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.