Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dayana Nascimento

Foto: Dayana Nascimento

O novo secretário da Saúde do Tocantins, Paulo César Benfica Filho, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 8, com os superintendentes e o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Luciano Lima, para alinhamento das ações da Pasta. Em debate, a continuidade dos processos de trabalho, em prol de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor, com a assistência continuada à população.

“Mais uma responsabilidade a mim confiada, pelo governador Wanderlei Barbosa e estamos aqui para manter o funcionamento do SUS, com o mesmo engajamento que a equipe já mantinha. A SES-TO detém a melhor equipe técnica do Estado e isso se mostra nos números e entregas já realizadas até o momento”, afirmou Benfica.

Dentre os números citados pelo secretário, estão as mais de 21 mil pessoas retiradas da fila de espera por uma cirurgia eletiva;  a ampliação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); a entrega de mais de 10 mil equipamentos e mobiliários; a implantação de laboratórios em todas as 17 unidades hospitalares; o abastecimento do Estoque Regulador do Estado, em 83% e 88%, com medicamentos e insumos, respectivamente e as entregas das Unidades de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) e parte da ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP).

O gestor pontuou que “faremos um levantamento de todos os processos em andamento na Pasta e sem dúvida daremos prioridades ao de caráter emergenciais, a fim de que haja uma assistência continuada, dentro do princípio da legalidade, sempre observado pelo atual Governo”.

Segundo o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima “toda a equipe está à disposição do secretário Paulo, que volta para a Pasta que já conhece e que sabe das peculiaridades do SUS e da carência da população”.