Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dayana Nascimento

Foto: Dayana Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nessa terça-feira, 8, a Campanha Coração para Coração - 1001 bolsas de sangue. A ação é uma parceria da Hemorrede do Tocantins com a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Aurenys e Região Sul de Palmas (ACIT) e pretende alcançar o montante de 1001 bolsas de sangue doadas até novembro deste ano. 

Nesta primeira etapa a campanha acontece na Avenida Tocantins, estacionamento da Lojas Kastelar Eletromóveis, nos dias 09 e 10 e retorna nos dias 23 e 25 de agosto. Este trabalho vai acontecer com coletas externas com a Unidade Móvel, em todos os meses até o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e o objetivo da campanha é atingir a meta de 1001 doações nesse período.

A campanha que nasceu da iniciativa de um morador local, Dario Pereira de França, que viu a necessidade e foi em busca de parceria com a ACIT para a realização da ação e assim ambos buscaram o Hemocentro para a execução do projeto. “Sempre vejo o chamamento do Hemocentro para doação de sangue, descobri através de uma ação de um amigo que era possível levar a unidade móvel para um determinado local, assim busquei a parceria da ACIT e juntos procuramos o Hemocentro para a realizar a parceria”, ressaltou Dário Pereira França.

A responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas, Robéria Fernandes, explica que “essa parceria é muito importante para a manutenção dos estoques de sangue e atendimento das demandas que chegam até o Hemocentro. Essa iniciativa do Dário demonstra que qualquer pessoa pode se engajar na causa e que mesmo não sendo ou não podendo doar sangue você também pode salvar vidas”, ressaltou.

O presidente da ACIT, Sidney Mota, destacou que assim que foi procurado topou o desafio. “Sabemos que a maioria das doações são realizadas pelos moradores da região sul de Palmas e como comerciante sabemos da dificuldade para o trabalhador se deslocar até uma das unidades do hemocentro, por isso assim que fomos procurados aceitamos trabalhar a campanha e prontamente os empresários locais aceitaram participar da campanha”, destacou o presidente.

A doadora de sangue, Maria Carolina Milhomem de Sousa, reforçou a facilidade de ter a unidade móvel no local. “Doei a primeira vez o ano passado quando meu sogro precisou de sangue, por causa de uma cirurgia. Desde então vi que era muito mais simples do que imaginava e comecei a doar, mas tenho dificuldade de ir por causa da distância e do trabalho, por isso essa ação aqui é excelente pra quem mora ou trabalha na região. Facilita o acesso”, destacou a doadora.