Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O cancioneiro popular de artistas que são referência na música regional como Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar voltará a ganhar acordes de imponência da música clássica da Orquestra Viva Música em mais uma edição do projeto Tocantins em Concerto.

A realização é da Associação Viva Música e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Secretaria Estadual de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins.

A caravana levará concertos gratuitos às cidades de Palmas, Porto Nacional, Arraias, Natividade e Araguatins. O lançamento acontece na próxima sexta-feira, 11, às 18h30, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. A circulação desembarca ainda em Porto Nacional (19/08), Arraias (02/09), Natividade (23/09) e Araguatins (30/09).

Os artistas regionais interpretam composições próprias, acompanhados de 26 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto.

De acordo com o maestro, assim como na 1ª edição, a 2ª edição do Tocantins em Concerto promete ser uma celebração única da riqueza cultural e da diversidade musical não só do Estado, mas de valorização da música brasileira. “Ao unir as melodias autênticas de nossas raízes com as composições atemporais da música clássica, estamos não apenas criando um espetáculo musical emocionante, mas também estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente. Essa junção de elementos musicais distintos tem o poder de evocar memórias, despertar sentimentos profundos e nos conectar com nossa própria identidade”, considera o maestro.

Para o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, a empresa tem buscado investir cada vez mais em ações com foco cultural, social e ambiental. “O Tocantins em Concerto é um exemplo do nosso esforço em expandir a atuação para além da distribuição de energia elétrica. Nos empenhamos em oferecer, também, apoio para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Tocantins”, enfatiza Brum. Como exemplo desse apoio, destacam-se iniciativas como o programa Energia para Crescer, que acontece em parceria com o Sebrae, e o Programa de Voluntariado, que envolve os colaboradores da empresa em ações sociais.

Para o secretário da Cultura do Tocantins, Sebastião Pinheiro, “projetos como esse não só valorizam a nossa rica produção musical, como também divulgam e fortalecem nossas manifestações artísticas, contribuindo nessa retomada do protagonismo aos nossos fazedores de cultura, missão a nós confiada pelo governador Wanderlei Barbosa. Apoiar iniciativas como essa é um dos papéis da gestão pública”.

Repertório

Juntos, Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar cantam seus maiores sucessos, que retratam a diversidade e os encantos da região. 

A 1ª edição do projeto Tocantins em Concerto circulou nos meses de abril e maio de 2022 por Palmas, Paraíso, Gurupi e Araguaína e alcançou mais de 5 mil pessoas.

Viva Música

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e conta com mais de 30 integrantes. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica. Em 2022 executou ainda o projeto “Pixinguinha e os Oito Batutas” pela Petrobras Cultural e o Projeto Núcleo de OrquestrasJovens de Maragogi, com patrocínio da Empresa Equatorial.

Agenda

19/08 - Porto Nacional

2/09 - Arraias

23/09 - Natividade

30/09- Araguatins

Orquestra Viva Música

I Violinos: Alexandre Gomes, Weliane Monteiro e Marcelo Dias

II Violinos: Daniel Brandão, Helaine Santos e Lya Prehl

Violas: Ana Larissa, Giovanna Gomes

Violoncelos: Dionison Marcos e Maria Helena

Flautas: Ayrton Ferreira e Wallas Alves

Clarinetas: Gutenberg Nicacio e Lucas de Jesus

Saxofone: Lucas Fernandes

Trompa: Wilton Dourado

Trompete: Wedisson Monteiro, Matheus Dias e Luis Sidney

Trombones: Emmanoel Cruz Willian Del Sarto

Bateria: Matheus Lopes

Violão: Iogo Landinho

Piano: Anderson Cleyton

Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo