Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Brasil-Mundo

Ministérios das Relações Exteriores, em Brasília/DF

Ministérios das Relações Exteriores, em Brasília/DF Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ministérios das Relações Exteriores, em Brasília/DF Ministérios das Relações Exteriores, em Brasília/DF

Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores apontam um crescimento de 194 mil novos brasileiros morando no exterior, totalizando 4.59 milhões em 2022. É o maior número desde 2009, quando a comunidade do Brasil era representada por 3,18 milhões de cidadãos residentes em países estrangeiros.

“O crescimento da procura por brasileiros em viver fora do País acontece, principalmente, por fatores como busca por oportunidades mais interessantes de carreira, segurança e melhor qualidade de vida”, explica Wagner Pontes, fundador da assessoria imigratória D4U Immigration. “A América do Norte, principalmente os Estados Unidos, ainda é o destino mais pesquisado. Entretanto, Europa e Dubai, por exemplo, têm atraído cada vez mais a atenção desse público. Esse último muito por conta do sistema tributário mais favorável”, complementa o especialista.

Atualmente, a maior parte dos brasileiros estão na América do Norte com 45,19%, seguida por Europa (32,42%), América do Sul (14,06%), Ásia (4,83%) e Oriente Médio (1,29%). Confira a relação completa a seguir:

“Os imigrantes nos lembram que as fronteiras não são barreiras, mas oportunidades de colaboração, crescimento e busca compartilhada por um futuro melhor e felicidade”, diz Mr. Warren Janssen, diretor aposentado do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e consultor de imigração da D4U Immigration.

Os locais que mais recebem a imigração de brasileiros são, respectivamente, Estados Unidos com 1,9 milhão, Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil) e Japão (206 mil).

Para mais informações sobre os processos, pré-requisitos e demais questões sobre assessoria imigratória, acesse o site da D4U.