Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se nesta quinta-feira, 10, com representantes da Fundação Sasakawa; Ministério da Saúde (MS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional, Ministério Público do Tocantins (MPE-TO), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan), Conselho Estadual de Saúde do Tocantins e Defensoria Pública do Estado do Tocantins, para debater políticas públicas de combate à hanseníase.

A reunião faz parte da programação que ocorrerá nos dias 10 e 11 de agosto, quando as equipes técnicas da SES-TO apresentarão às demais instituições, o Cenário Epidemiológico, a Linha de Cuidado e Rede de Atenção à Saúde no Cuidado à Pessoa com Hanseníase no Estado do Tocantins, bem como as ações desenvolvidas, projetos e experiências exitosas da Pasta.

O Secretário Interino de Estado da Saúde, Paulo César Benfica Filho, afirmou que “é uma honra termos a presença dos representantes da Fundação Sasakawa, sabemos os desafios que o nosso Estado tem em relação ao cuidado da pessoa com Hanseníase. Temos avançado no que diz respeito ao monitoramento e a rede de cuidado, mas sabemos que ainda temos muito para trabalhar e esperamos que juntos possamos articular novas propostas que possibilitem a qualificação de profissionais, diagnóstico precoce e controle da doença em nosso Estado”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que no Brasil há 28.660 casos de hanseníase, 2º lugar do mundo, perdendo só para a Índia com 120.334 casos. No Tocantins, o cenário segue preocupante, em 2021, o Estado ocupou o segundo lugar no número de casos novos, 47,97 a cada 100 mil habitantes. Palmas registrou uma taxa de 79,78 casos por 100 mil habitantes, maior entre as capitais.

“Esse encontro é muito importante para pensarmos estratégias e ações que nos ajude a mudar a realidade destes números, não poderia deixar de agradecer a Secretaria de Estado da Saúde pela promoção deste momento e aos representantes da Fundação Sasakawa. Esperamos que saiamos daqui com frutos, que venham atender a necessidade da nossa população”, destacou a secretária-executiva da Secretaria de Saúde do Município de Palmas, Anna Crystina Mota.

O diretor executivo da Fundação Sasakawa Health, Takahiro Nanri, destacou que  “estou realmente impressionado e emocionado com tudo que já foi apresentado aqui. Viemos há cinco anos atrás e naquele momento vimos o empenho do Estado em relação a doença, mas hoje fomos surpreendidos ainda mais com os avanços no que diz respeito o monitoramento e cuidado com a pessoa com hanseníase, já visitei diversos países no mundo e em nenhum vimos o que nos foi apresentado, é notório a preocupação do Governo do Estado com a erradicação da doença”.