Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Loise Maria

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho, foi homenageado na solenidade de abertura do Congresso de Egressos do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizada nessa quarta-feira, 9, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A homenagem seguiu pela manhã dessa quinta-feira, 10, quando foi aberta a galeria de ex-coordenadores do curso e Deocleciano figurou o primeiro quadro da sequência de 13 fotografias.

Durante a abertura do evento, que ocorreu na noite dessa quarta-feira, 9, o secretário Deocleciano Filho foi lembrado como o coordenador da 1ª turma de Direito da instituição, por ter participado da elaboração do projeto do curso, além de ter colaborado na defesa da aprovação da faculdade com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). À vista disso, ele apresentou ao público a placa de formandos, referente aos egressos da primeira turma, que ficará exposta na universidade.

Deocleciano agradeceu o convite e a homenagem feita a ele, enquanto professor e ex-coordenador da universidade. “Eu agradeço imensamente a homenagem e me sinto honrado por fazer parte da história desse curso sendo o coordenador durante o período da primeira turma de Direito. Parabenizo e agradeço a atual coordenadora do curso, professora Cristiane Roque; ao professor Portelinha; e à Alyne Magalhães. Também deixo meu agradecimento a todos os egressos em nome da primeira turma, representada pela professora Suzidarly Fernandes, atualmente exercendo a honrosa missão de Juíza do Trabalho. Por fim, eu parabenizo ainda os egressos do curso de Direito que estiveram à frente do movimento SOS Unitins, que resultou na criação da UFT, nas pessoas de Élcio Paranaguá, Ricardo Ayres, Orion Milhomem, Naima Worm e Sergio Florentino”, expressou.

Por sua vez, a egressa e aluna da 1ª turma de direito da UFT, em 2002, Suzidarly Fernandes, destacou o trabalho essencial do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho, como coordenador do curso de Direito. “Todos nós, alunos da época, sabemos o trabalho árduo realizado pelo Deocleciano, cada egresso da primeira turma colocou um tijolinho, mas o Deocleciano foi o pilar para a construção desse curso”, informou.

“Esse momento é uma ótima oportunidade para que os alunos que estão iniciando o curso de Direito possam observar, na trajetória dos egressos, possíveis oportunidades de trabalho e também para comemorar os 25 anos do curso aqui na UFT”, também comentou a egressa e presidente da Comissão de Egressos do Curso, Alyne Magalhães.

A coordenadora do curso de Direito da UFT, professora Cristiane Roque, falou da importância do congresso para a integração dos egressos com a universidade e retornar às raízes do curso de Direito da UFT. “A finalidade do encontro é buscar um canal de integração entre calouros, veteranos e egressos. A ocasião também é para relembrar a história do curso para que a gente retorne as nossas raízes", pontuou.

Galeria de ex-coordenadores

Cristiane Roque esclareceu que a intenção do congresso é resgatar a história do Direito na UFT e, nessa perspectiva, surgiu a ideia de fazer uma galeria dos coordenadores que contribuíram para a estruturação do curso. “O doutor Deocleciano figura como 1° coordenador, desde a época da Unitins, porque a UFT herdou esse passivo. Nós entendemos que, desde a 1ª turma, precisaríamos promover essa integração e, a partir disso, repensar o curso para o futuro”, esclareceu a atual coordenadora. “Resgatar a história do curso e reunir os egressos permitiram perceber que, não somente os professores egressos, mas os nossos alunos egressos estão no Estado do Tocantins e em outros estados colaborando e atuando em prol da sociedade”, complementou Cristiane Roque, ao comentar o atual cargo ocupado por Deocleciano como secretário-chefe da Casa Civil.

Foto: Aldemar Ribeiro

Contemporâneo de Deocleciano, durante a época de luta pela federalização da Unitins, o professor João Rodrigues Portelinha da Silva, conhecido como Professor Portelinha, destacou a importância do secretário no processo. “Ele foi um dos professores que mais lutou pela federalização da universidade. A luta foi protagonizada pelos alunos, mas dos poucos professores que participaram, ele foi um dos que mais lutou. A federalização desta universidade tem as suas digitais, não é por acaso que os líderes estudantis da época fizeram uma placa com o nome dele, em homenagem. Hoje, essa homenagem se concretiza com sua foto, na galeria dos ex-coordenadores”, pontuou Portelinha.

Congresso

Com a temática Congresso de Egressos do Curso - Carreiras Jurídicas: Desafios e Oportunidades, o evento foi promovido pela coordenação do Curso de Direito da UFT e ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto, aberto a estudantes, ex-alunos, profissionais da área jurídica e demais interessados em conhecer mais sobre as carreiras jurídicas.

Foto: Loise Maria