Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Márcio Vieira

O maior evento desportivo do Estado, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), chegou ao fim. A 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) foi encerrada neste domingo, 13, com as disputas finais e as premiações das modalidades coletivas, categoria 12 a 14 anos.

Foram dez dias de competições, com disputas em 15 modalidades e participação de mais de três mil alunos/atletas de 49 unidades escolares das Superintendências Regionais de Educação (SREs) do Tocantins. O evento definiu os atletas que vão participar e representar o Tocantins nos campeonatos nacionais, os Jogos da Juventude, de 15 a 17 anos, em Ribeirão Preto (SP), e os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), de 12 a 14 anos, no Rio de Janeiro (RJ).

Os resultados de todas as modalidades disputadas estão disponíveis no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-etapa-estadual/3xhzuo613rc0.

Comitê Organizador Estadual

O presidente do Comitê Organizador Estadual (COE), da Superintendência de Desporto da Seduc, Leonardo Bernardes, destacou que foram 13 dias de bastante trabalho para organizar e realizar o evento. "Agora é inscrever as nossas equipes para as competições nacionais. Tivemos grandes jogos, bastante disputa nas quadras e também nas modalidades individuais. A competição atendeu as nossas expectativas, saiu como planejamos e com certeza fizemos um grande evento aqui em Araguaína".

Leonardo Bernardes agradeceu à equipe da SRE de Araguaína por sediar os jogos, aos técnicos, aos professores, aos atletas e aos árbitros. "Agradeço também ao secretário Fábio Vaz, ao secretário executivo Edinho Fernandes, ao governador Wanderlei Barbosa, ao superintendente Tiago Costa e ao nosso diretor Tiago Evangelista, que esteve presente durante toda a competição. E é isso, a etapa Estadual foi finalizada com sucesso".

Disputas

Neste domingo, foram realizadas as finais do Futsal, Handebol, Voleibol, masculino e feminino. No sábado, 12, foram as finais do Basquete.

O aluno/atleta da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, Pedro Igor Ribeiro, 13 anos, é o capitão do time de futsal campeão. Ele disse que os treinamentos para os jogos são realizados regularmente na sua escola, mesmo durante as férias escolares. "E o resultado deste nosso esforço é que somos bicampeões nos JETs, estamos felizes e vamos comemorar, mas os treinamentos continuam para que a gente possa ter um bom resultado no nacional".

A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral José Alves de Assis, de Araguaína, foi campeã no handebol masculino, na categoria 15 a 17 anos, e vice-campeã, na 12 a 14 anos. O técnico das duas equipes, professor Pedro Victor Jaques de Góes, falou sobre os resultados e expectativas para o nacional. "Primeiro quero agradecer à Seduc por trazer o evento para Araguaína, foi uma experiência nova para a gente que sempre ia para Palmas, e ser campeão dentro de casa foi um sabor especial para nós. O vice-campeonato também é um bom resultado, lutamos muito, mas venceu o melhor. Agora é preparar para o nacional em Ribeirão Preto. No ano passado, ficamos com a medalha de prata. A base é quase a mesma, acredito que nosso time está melhor este ano, mais entrosado. Então nós estamos com esperança de trazer a medalha de ouro para o nosso Estado".