Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A 15ª Cavalgada do Novo Horizonte fez parte da programação especial de celebração do aniversário de sete anos do distrito. O desfile, realizado na Avenida Araguaia, contou com a participação de comitivas locais e da região. Ainda no sábado, 12, a localidade recebeu o 2° GP de Motocross com pilotos de Araguaína e outros estados.

Montado no cavalo de nome “Brinquedo”, o pequeno Heitor, de oito anos, acordou cedo e logo vestiu a roupa de vaqueiro para aproveitar a 15ª Cavalgada do Novo Horizonte, realizada no domingo, 13.  “O Heitor ama a pecuária e hoje ele ficou muito feliz de ter participado. Para todos nós, moradores aqui de Novo Horizonte, é uma alegria muito grande ver essa grande festa”, disse mãe do Heitor, Rosana Rodrigues de Souza, que mora no Novo Horizonte há 35 anos.

Entretenimento e renda

Maria Garcia, 63 anos, mais conhecida como “Suli”, e o companheiro, Raimundo Pereira, 71 anos, residem no distrito Novo Horizonte há 40 anos. Para eles, a tradicional cavalgada, além de ser um atrativo para toda comunidade, também virou oportunidade de negócio.

A casa, que antes era usada apenas para reunir os amigos para assistir ao desfile, se transformou em um pequeno restaurante, onde a família comercializou salgados, panelada e chambaril.

“O dia que mais ganhamos dinheiro é o dia de cavalgada e, esse ano, com tudo que foi realizado aqui, conseguimos vender mais e ainda deu para ficar junto com as pessoas acompanhando o desfile”, conta a moradora.

Cidade por um dia

Do dia 7 a 13 de agosto, o distrito recebeu uma programação diversa, começando com o “Cidade por um Dia”, quando a Prefeitura de Araguaína ofertou aos mais de quatro mil moradores vários serviços das secretarias da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Educação; Saúde; Infraestrutura; Planejamento; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Esporte, Cultura e Lazer; e da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína).

“O que fizemos no Novo Horizonte, foi cumprir nossa missão de estar mais perto das famílias, de deixar os atendimentos das secretarias para mais perto da comunidade. Poder levar serviços, cultura, entretenimento e lazer para localidades mais distantes valoriza as comunidades que contribuem ativamente para o desenvolvimento da nossa cidade” destacou o secretário interino de Esporte, Cultura e Lazer, José Miguel Filho.

Ao longo da semana, os moradores ainda receberam palestras do Agosto Lilás, eventos religiosos, show de calouros e apresentação musical com artistas regionais.

2° GP de Motocross

(Foto: Marcos Sandes)

Dividida em cinco categorias e com premiação total de R$ 8.000,00, o 2° GP de Motocross do Novo Horizonte levou emoção e adrenalina ao público presente. A competição, realizada no sábado, 12, reuniu pilotos profissionais da região e de outros estados. Ao todo, 26 competidores participaram, entre eles o representante da cidade de Parauapebas (PA), Arthur Gomes, de 14 anos, que, em maio deste ano, conquistou o 4° lugar no Campeonato Brasileiro de Motocross.

Acompanhado dos pais, o adolescente que conquistou o primeiro lugar em duas categorias, elogiou a organização do evento. “Estou muito feliz de ter participado, estava tudo muito organizado e, com certeza, ano que vem, se eu puder, estarei aqui de novo”, disse o piloto.

Superação na pista

O 2° GP de Motocross também foi palco de superação. Após uma lesão no joelho durante o Campeonato Tocantinense, o piloto de Araguaína, Luan Rocha, que estava há 46 dias longe das competições, voltou com tudo e garantiu o segundo lugar na categoria Nacional da prova.

“Estou muito feliz em poder estar de volta e fazer o que eu gosto. Estou fora do estadual, mas muito feliz por estar aqui e representar Araguaína e Novo Horizonte”, compartilhou o piloto de 22 anos.

Presente no evento, o secretário de Estado dos Esportes e Juventude do Governo do Tocantins, Elenil da Penha, ressaltou a importância de apoiar o esporte dentro das comunidades.

“O que vimos aqui, foram meninos de 14 anos brilharem ainda mais, isso mostra o tanto que é importante os projetos de incentivo ao esporte dentro das comunidades. Eu acredito muito que a participação do estado e do município tem, sim, o poder de transformar a vida desses jovens, e foi isso que a Prefeitura de Araguaína fez. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento, que, além da parte competitiva entre os pilotos, também proporcionou emoção ao público presente".

Valorização da comunidade

Para o vereador Geraldo Silva, que mora no distrito, as ações realizadas ao longo da semana, valorizaram bastante a comunidade. “Tivemos uma semana recheada de muitos eventos, que movimentaram a cidade e aqueceram o comércio do distrito Novo Horizonte. Sendo morador e representante dessa comunidade, agradeço imensamente o apoio do prefeito Wagner Rodrigues, que, por meio da Prefeitura de Araguaína, possibilitou que essa grande festa fosse realizada”, expressou.

História do Novo Horizonte

Tudo começou em 1962, quando um homem chamado Raimundo Silva decidiu construir sua moradia em uma região conhecida como "Coqueiro do Chico". Dois anos depois, em 1964, o agricultor adquiriu uma área de nove alqueires, e decidiu chamar a propriedade de Fazenda Novo Horizonte.

Em 1966, Raimundo iniciou o loteamento da área, vendendo lotes para diversas pessoas interessadas em morar na região. Ao longo dos anos, a população cresceu e o local evoluiu para um povoado.

No ano de 2013, um projeto de lei foi apresentado solicitando a criação do Distrito Novo Horizonte. O projeto foi aprovado em 2016, e no dia 14 de julho do mesmo ano, o distrito foi oficialmente criado pela Lei nº 3014/2016.