Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Cléo Oliveira

Foto: Cléo Oliveira

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizará, no dia 25 próximo em Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional um mutirão de atendimentos jurídicos para investigação e reconhecimento de paternidade com orientação jurídica e testes gratuitos de DNA. As inscrições para participar do mutirão devem ser feitas presencialmente nas unidades de atendimento da Defensorias Pública até o dia 24 de agosto.

As pessoas interessadas em participar devem ter perfil de assistidas da Instituição. Os critérios para o atendimento estão disponíveis no site.

O mutirão de atendimentos com foco em reconhecimento de paternidade é realizado pela DPE-TO por meio do projeto Meu Pai Tem Nome, do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). No Tocantins, as atividades são coordenadas pela 2ª Subdefensoria Pública Geral do Estado e realizadas pelas equipes dos Núcleos de Mediação e Conciliação (Numecons).

Aliança do Tocantins

No dia 26 de agosto (sábado), a Defensoria Pública realizará atendimentos itinerantes em Aliança do Tocantins, quando também serão realizadas atividades para investigação e reconhecimento de paternidade. No caso de Aliança, não será necessário fazer agendamento prévio para ser atendida ou atendido.

Parceria

Os testes gratuitos de DNA serão possíveis com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto) e do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), que vão custear os exames para as pessoas assistidas.