Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa, realiza no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas, capacitação para médicos veterinários da Agência sobre sanidade suína. A capacitação iniciou nessa segunda-feira, 14, e segue até sexta-feira, 18.

No Tocantins não há registro de casos de Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) ou Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS), porém, mesmo sem notificação ou registro no Estado, a Agência prepara seus servidores para dar respostas rápidas no diagnóstico e contenção em uma possível entrada dessas doenças no território tocantinense. 

No trabalho diário da Adapec, há monitoramento constante em suas barreiras e no trânsito, a fim de preservar o patrimônio sanitário adquirido, inclusive com certificação internacional de livre da PSC.

“Este curso sobre sanidade dos suídeos visa a capacitação dos nossos médicos veterinários que atuam no dia-a-dia nos municípios, com enfoque na  vigilância passiva que é aquela quando o produtor procura o órgão ou quando surge alguma suspeita de doença no rebanho de suínos, além de toda a parte técnica e de diagnósticos destas doenças,” disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Regina Barbosa.

No curso são abordados temas como: Plano Integrado de vigilância das doenças dos suínos; aspectos clínicos e epidemiológicos da PSA e PSC, doenças neurológicas; doenças vesiculares; procedimentos para atendimento às suspeitas de doenças hemorrágicas dos suínos; biossegurança na suinocultura; vigilâncias em asselvajados; técnicas de contenção e colheita de material; prática de necropsia e colheita de material, entre outros.