Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vinícius Santa Rosa

Foto: Vinícius Santa Rosa

Em uma significativa aliança entre investimento e bem-estar social, o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), encabeçado pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd) no Tocantins assume uma posição de destaque entre os principais objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como Novo PAC. A população tocantinense está prestes a colher os frutos do compromisso da Gestão Wanderlei Barbosa de R$ 57,9 bilhões em investimentos destinados a melhorias substanciais em todo o estado.

A decisão de eleger o MCMV como um dos principais pilares do Novo PAC é um reconhecimento do impacto notório que a habitação digna e acessível pode ter na sociedade. A medida não apenas endossa a importância da moradia como direito humano fundamental, mas também serve como testemunho da prioridade dada pelo governo à melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Para que as cidades se adaptem às mudanças climáticas e ofereçam melhor qualidade de vida para a população, o eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes construirá novas moradias do MCMV e financiará a aquisição de imóveis. O Novo PAC investirá também na modernização da mobilidade e desenvolvimento urbano de forma sustentável, em urbanização de favelas, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos e contenção de encostas e combate a enchentes.

Para o governador Wanderlei Barbosa, o novo PAC funcionará uma mola propulsora dos projetos que o Tocantins já está realizando. “Nosso governo é de obras, o que é possível perceber com as entregas de recuperação de rodovias, a construção e a reforma de hospitais e escolas, em uma proporção que há décadas não acontecia. Nosso planejamento estratégico está pronto e, com os recursos do PAC, vamos agilizar o processo em outras áreas essenciais, como o cenário habitacional no nosso estado. É o resultado de um governo técnico, que tem uma relação madura com o Governo Federal e com a bancada federal. Estamos levando o Tocantins a uma nova fase da sua história", destacou Barbosa.

Conforme os trabalhos avançam, a expectativa é que o Minha Casa, Minha Vida seja não apenas uma solução habitacional, mas um catalisador para uma transformação de vida mais ampla. “Quando falamos de acesso à moradia digna, estamos falando mais do que quatro paredes; estamos falando sobre alicerce sobre o qual sonhos são construídos e futuros são moldados. Com o Novo PAC como guia, o Tocantins se encaminha para uma jornada de progresso e inclusão, onde todos têm a oportunidade de alcançar uma vida melhor” enfatiza o titular da Secihd, Thiago Benfica.

Além do cenário habitacional, uma série de outras obras e projetos receberão recursos que serão destinados à áreas prioritárias como transportes, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e água para todos. Também devem ser contempladas áreas como defesa, educação, ciência e tecnologia. A primeira etapa será composta por empreendimentos propostos pelos ministérios e por governadores e contribuirá para elevar a qualidade de vida dos tocantinenses.