Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para ofertar um maior cuidado e atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove nos dias 16 e 17 de agosto capacitação para os profissionais de saúde sobre as “doenças tropicais negligenciadas: aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da malária, leishmaniose tegumentar, doença de chagas e febre maculosa”. 

O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) e contará com palestrantes da Pasta, do Ministério da Saúde, da Fiocruz e dos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

“A capacitação está sendo disponibilizada para os profissionais médicos que atuam na atenção primária, territórios indígenas e hospitais de referência do Estado do Tocantins e durante os dois dias falaremos sobre as doenças Tropicais Negligenciadas serão abordadas quatro doenças: malária, leishmaniose tegumentar, doença de Chagas e febre maculosa, doenças que necessitam de um cuidado mais especializado para o tratamento do paciente tocantinense”, comentou a gerente vigilância e controle de doenças tropicais negligenciadas, Carina Graser Azevedo.

Na oportunidade serão discutidos os tratamentos para as doenças citadas, dando um panorama sobre como está à situação epidemiológica em nosso estado e no país, diagnóstico clínico e laboratorial e a assistência farmacêutica disponibilizada no SUS para o tratamento dessas doenças.

“Para ministrar as palestras convidamos médicos que são referências no país. Também haverá falas dos representantes do Ministério da Saúde e dos técnicos responsáveis por essas doenças no nível estadual. Espera-se com essa capacitação que os profissionais participantes possam atualizar seus conhecimentos e com isso oferecer assistência adequada aos usuários do SUS por meio do diagnóstico precoce e tratamento correto, evitando-se assim óbitos e complicações”, acrescentou a gerente vigilância e controle de doenças tropicais negligenciadas, Carina Graser Azevedo.

Doenças Tropicais Negligenciadas

As doenças negligenciadas tropicais são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas, sendo consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Hanseníase, dengue, malária, leishmaniose, esquistossomose, raiva humana transmitida por cães, escabiose (sarna), doença de Chagas, parasitoses intestinais e tracoma são algumas das mais de 20 patologias presentes que põem em risco milhões de pessoas em todo o mundo.