Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Jr./Secom-TO

Foto: Manoel Jr./Secom-TO

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) realizou um encontro entre vereadores indígenas e prefeitos nessa quarta-feira, 16, no Palácio Araguaia, em Palmas, com o objetivo de intensificar o fomento de políticas públicas.

“Queremos estudar cada povo, conhecer suas aptidões para implantar projetos e desenvolver um trabalho em conjunto com os municípios. A presença na reunião indica que há vontade política de levar essas políticas públicas para os povos indígenas. Iniciaremos essa tratativa e daremos amplitude a tudo isso”, afirmou a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria.

Para a reunião, foram convidados prefeitos de municípios onde há territórios indígenas. Estiveram presentes o prefeito de Sandolândia, Radilson Pereira Lima; e o prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues. Do poder legislativo, compareceram os vereadores de Tocantínia, Reginaldo Xerente e Isaías Xerente; os vereadores de Itacajá, Renato Krahô e Júlio César Ahtorkã; e o vereador de Sandolândia, Valdemir Filho Javaé.

Prioridades para atuação

Nas exposições realizadas pelos convidados, as principais necessidades foram relacionadas ao acesso à saúde, produção agrícola, consulta à comunidade indígena e construção conjunta dos projetos relacionados à ela, linhas de crédito para projetos, infraestrutura das vias, criação de diretorias municipais específicas dos povos indígenas, criação de fundos municipais, entre outras.

A gestora da Pasta, Narubia Werreria, informou as articulações em andamento com outras secretarias de Estado e entidades federais buscando o etnodesenvolvimento econômico sustentável, a valorização cultural, segurança e acesso à justiça, captação de recursos, fomento à integração institucional, gestão territorial e gestão participativa. Foi anunciada também a redação de minuta da lei para criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, havendo como proposta de ato posterior a criação de um fundo voltado ao etnodesenvolvimento dos povos originários.

Participaram da reunião, o coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Pedro Paulo Xerente; representante do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Araguaia, Curerrete Waritirre Karajá; coordenador do Dsei Araguaia, Haratumã Javaé; secretário de Desenvolvimento dos Povos Indígenas de Tocantínia, Kleber Wairura Xerente; o representante do prefeito de Lagoa da Confusão secretário de Gabinete, Marilzan Brito; a assessora parlamentar do deputado estadual Eduardo Mantoan, Vanessa Xerente; o professor da rede estadual, Frank Pohi Krahô; representantes do Coletivo de Mulheres Indígenas do Tocantins; o presidente do Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), Paulo Ixati Karajá; a diretora de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Formoso do Araguaia, Antônia Javaé. E também lideranças indígenas Javaé, Xerente, Krahô e Kanela. (Secom/TO)